Com capacidade máxima para abrigar 130 crianças, a Casa do Menor Rosa da Mata atende no momento 100 crianças de seis meses a seis anos, que chegam à instituição às 6h30 e saem às 16h30.
Na casa, as crianças têm diversas atividades durante o dia. Momento de louvor e oração, como princípio cristão e base de fé, atividades recreativas e de lazer, passeios culturais, piquenique. Enquanto os pais trabalharam, as crianças recebem quatro refeições diárias, cuidados de higiene pessoal, banho e escovação.
De acordo com a presidente Ana Paula Rezende Souza, a proposta educacional prioriza a educação do coração, despertando o amor e o respeito. “Nosso lema: 'Educar com o coração', mostra a missão da entidade, respeitando a pessoa humana, sua vida, suas raízes, cultura, cor, classe social, crenças e costumes. E nossa missão é buscar dar o melhor as nossas crianças buscando priorizar o desenvolvimento integral de cada uma delas”, ressalta.
“- A Creche Rosa da Mata é mantida através de parceria com o Município e o FUNDEB; doações encaminhadas pelo poder judiciário; doações de benfeitores; uma pequena contribuição de alguns pais e ajuda de todos da comunidade; o bazar permanente e o pechinchão, com datas agendadas, no valor de 2,00 cada peça”, informa.
De acordo com a diretoria, a casa tem alguns projetos urgentes, tais como a ampliação da quadra; projeto de bombeiros e instalação de aquecimento solar e instalação de um sistema de monitoramento de câmaras nas dependências internas, para garantir maior segurança e acompanhamento. “Por isso a Casa precisa de doações”, salienta a presidente.
A diretoria da casa
A atual diretoria (2016/18) da Casa do Menor Rosa da Matta é constituída além da presidente Ana Paula Rezende Souza, também dos membros: José Francisco Bonfim (Vice presidente), Anna Flávia Vieira e Almeida e Welida Edwirges Almeida de Oliveira (tesoureiras), Daniella Cristina Rodrigues e Alessandro Alves Soares (secretários) e os conselheiros Gabriella de Oliveira Marques, Luciano Caetano de Souza e Sandoval Rodrigues de Oliveira.
Irmã Jessyca Lorraine Moura Oliveira é a atual responsável pela creche, que conta com a ajuda das irmãs Maria da Glória Dias e Rosali Cavalcanti.
História da Casa do Menor Rosa da Matta
De acordo com a história da entidade, a Sra. Rosina da Mata e Silva, uma sacramentana, generosa e amante das crianças fez a doação de sua casa à Paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, hoje Basílica, para que ali se tornasse “um porto seguro para acolher as crianças carentes. Algumas pessoas que a conheceram confirmam sua generosidade, como aquela que veio para servir os mais pequeninos”, diz a história.
Diz mais que a instituição é uma obra católica, que pertence ao patrimônio da Basílica do Santíssimo Sacramento, cujo destino, em caso de dissolução da entidade, retorna à responsabilidade do Pároco.
Ao criar a obra em 1977, Pe. Júlio fez cumprir a vontade de Da. Rosina, criando a creche, inicialmente dirigida pelas irmãs Cabrinianas, que deixaram a obra alguns anos mais tarde. Nesse tempo, a casa foi administrada por um grupo de leigos, até o dia 23 de janeiro de 1994, quando chegaram as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, a pedido do pároco, Padre José Inácio de Medeiros, sob as bênçãos do então arcebispo, Dom Benedicto de Ulhoa Vieira.
Há 23 anos sob a coordenação das Irmãs Franciscanas do Amparo e várias diretorias, a casa passou por várias situações de reformas e ampliações do prédio, recebendo para isso o apoio da sociedade e do poder público.
A Casa do Menor Rosa da Matta é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural. É registrada em todos os órgãos de direito, inclusive no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e tem uma Diretoria, responsável legal por sua administração. Por ser uma entidade filantrópica, seus diretores são todos voluntários, sem qualquer tipo de remuneração. A Casa possui Estatuto, Regimento e Projeto Político Pedagógico próprios. Possui titulo de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal e demais registros em todos os órgãos de direito.