PROFESSORES EM GREVE
Em assembleia realizada nessa quarta-feira 8, na praça da Assembleia, em Belo Horizonte, com a presença de 3 mil professores, a categoria dos trabalhadores em educação do estado decidiu decretar uma greve por tempo indeterminado, a partir do dia 15 de março, data prevista também para a Greve Geral Nacional da Educação. Na pauta de reivindicação, os professores vão pressionar o governo do Estado a cumprir a lei assinada em 2015, que prevê, dentre outros benefícios, o pagamento do piso salarial até 2018.
Afirma o SindUTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que, em 12 de janeiro deste ano, o MEC anunciou reajuste de 7,64% no piso, que deveria ser pagão no contracheque de fevereiro, mas o reajuste não foi aplicado. Em 2016, o reajuste do MEC, de 11,36%, retroativo a 1º de janeiro, só começou a ser pago no mês de abril (contracheque de maio), ficando pois, os três primeiros meses em atraso e ainda não foram pagos. Além disso, o governo não pagou o adicional de valorização da Educação Básica, correspondente a 5% da remuneração a cada 5 anos de efetivo exercício da carreira e também as promoções e progressões na carreira, estão paralisadas.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO PAÍS SERÁ ANTECIPADA
A campanha de vacinação contra gripe será antecipada este ano, a exemplo do que ocorreu em 2016. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou na segunda-feira 6 que postos de saúde de todo o país vão ofertar o imunizante para grupos prioritários a partir de 17 de abril. Para profissionais de saúde, a vacinação começa ainda mais cedo: a partir do dia 10 de abril.
A novidade é que professores das redes pública e particular de ensino passarão este ano a ser vacinados contra a gripe em postos de saúde. A classe profissional não fazia parte do grupo beneficiado pela campanha.
A antecipação do calendário foi feita diante do pedido de secretários estaduais de Saúde da região Sul do país. Entre as justificativas para solicitação estava o comportamento que a doença apresentou no ano passado.
O aumento de casos da infecção foi registrado logo depois do verão, antes mesmo de a vacinação ter início. O fenômeno levou a um aumento importante de casos de gripe e de mortes provocadas pela doença.
PMS REDUZ CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS