Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1561 - 10 de Março de 2017

PROFESSORES EM GREVE

Em assembleia realizada nessa quarta-feira 8, na praça da Assembleia, em Belo Horizonte, com a presença de 3 mil professores, a categoria dos trabalhadores em educação do estado decidiu decretar uma greve por tempo indeterminado, a partir do dia 15 de março, data prevista também para a Greve Geral Nacional da Educação. Na pauta de reivindicação, os professores vão pressionar o governo do Estado a cumprir a lei assinada em  2015, que prevê, dentre outros benefícios, o pagamento do piso salarial até 2018.  

Afirma o SindUTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que,  em 12 de janeiro deste ano, o MEC anunciou reajuste de 7,64% no piso, que deveria ser pagão no contracheque de fevereiro, mas o  reajuste não foi aplicado.  Em 2016, o reajuste do MEC, de 11,36%,  retroativo a 1º de janeiro, só começou a ser pago no mês de abril (contracheque de maio), ficando pois, os três primeiros meses em atraso e ainda não foram pagos. Além disso, o governo não pagou o adicional de valorização da Educação Básica, correspondente a 5% da remuneração a cada 5 anos de efetivo exercício da carreira e também as promoções e progressões na carreira, estão paralisadas.


VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO PAÍS SERÁ ANTECIPADA

A campanha de vacinação contra gripe será antecipada este ano, a exemplo do que ocorreu em 2016. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou na segunda-feira 6 que postos de saúde de todo o país vão ofertar o imunizante para grupos prioritários a partir de 17 de abril. Para profissionais de saúde, a vacinação começa ainda mais cedo: a partir do dia 10 de abril.

A novidade é que professores das redes pública e particular de ensino passarão este ano a ser vacinados contra a gripe em postos de saúde. A classe profissional não fazia parte do grupo beneficiado pela campanha.

A antecipação do calendário foi feita diante do pedido de secretários estaduais de Saúde da região Sul do país. Entre as justificativas para solicitação estava o comportamento que a doença apresentou no ano passado.

 

O aumento de casos da infecção foi registrado logo depois do verão, antes mesmo de a vacinação ter início. O fenômeno levou a um aumento importante de casos de gripe e de mortes provocadas pela doença.

 

PMS REDUZ CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS

Uma ação de conscientização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município, em parceria com o Consórcio UHE Igarapava, que está distribuindo  canecas de louça para os servidores da Prefeitura, está economizando 400 copos descartáveis que diariamente iriam parar no lixo. A ação, de acordo com o secretário Marinho Severino II, visa a redução do consumo de copos descartáveis pelos servidores,  nos departamentos da Prefeitura.
“- Com essa iniciativa já conseguimos uma economia e ao mesmo tempo uma conscientização ambiental, reduzindo o descarte de 400 copos/dia no meio ambiente”, justifica. 
Segundo Marinho, inicialmente a ação foi desenvolvida com servidores do Centro Administrativo e Centro de Apoio ao Produtor Rural, no Parque de Exposição e em breve será desenvolvida em todos os departamentos.
ET CORREÇÕES 
Na matéria 'Vandalismo no Desemboque', na edição 1560, página 7, a informação de que a “Polícia Militar  foi acionada, mas não compareceu”, foi publicada com base na divulgação feita pelo MGTV/Triângulo, sob  o título, “Cemitério é alvo de vândalos em
Desemboque, distrito de Sacramento”,  que foi ao ar na segunda-feira 27, às 13h53,  portanto antes da chegada da PM ao local,  ou seja, a  depredação aconteceu no domingo 26, e a PM compareceu na comunidade na segunda-feira 27, às 17h34, conforme release enviado à imprensa na quinta-feira 2: “Dano ao Patrimônio - 27/02/17 - 17:34 horas”.