OBRAS DO HELIPONTO DO SAMU REGIONAL
As obras do heliponto da base aérea do Samu Regional, no quartel do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Uberaba para receber o helicóptero anunciado pelo governador Fernando Pimentel no início do mês foram iniciadas e devem estar prontas no final de maio, com o primeiro voo operacional previsto para o dia 11 de junho. O helicóptero atenderá ao Samu Regional Triângulo-Sul, atuando nas ocorrências de acidentes graves em rodovias, de busca e salvamento e em casos de transporte de órgãos para transplantes que acontecerem no Triângulo Mineiro e Noroeste do Estado.
“No dia 10 de junho o heliponto estará aberto para visitações da comunidade”, comentou. O comandante Passos também informou que equipe especializada do Corpo de Bombeiros, médicos e enfermeiros que estão sendo contratados pela Secretaria Estadual de Saúde atuarão na aeronave. “A equipe médica será remunerada por meio de convênio intermunicipal. Treinamentos estão sendo realizados e a seleção do efetivo de batalhões dos bombeiros no Triângulo Mineiro está sendo feita neste momento”, contou.
A área do heliponto cedida pela Prefeitura, ao lado do quartel do Corpo de Bombeiros, tem aproximadamente 3,5 mil metros quadrados e o galpão do quartel será utilizado para o hangar. (Imprensa uberabense)
GESTORES COBRAM AÇÃO PARA A SAÚDE
“Uma atuação da União para que o Governo do Estado destine de fato os 12% do seu orçamento na saúde, como prevê a Constituição Federal”, foi defendida pela presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, Kátia de Oliveira Rocha, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nessa terça-feira 24, que debateu a situação crítica das santas casas e hospitais filantrópicos mineiros diante da falta de repasses de recursos estaduais.
De acordo com Kátia Rocha, o Estado preenche os dados no sistema oficial como se destinasse os 12%, mas o que acontece na prática é que parte desses valores não são pagos.
TJMG MANTÉM CONDENAÇÃO DE AZEREDO
Jornal O Tempo O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve condenação do ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (PSDB) pelo caso que ficou popularmente conhecido como “Mensalão Mineiro”. A pena, no entanto, foi diminuída de 20 anos e 10 meses de prisão para 20 anos e um mês. A votação terminou 3 a 2 pela condenação. A prisão não vai acontecer de imediato, porque Azeredo tem direito a um último recurso em segunda instância. O procurador Antônio de Padova disse que no caso específico do Azeredo a prisão será decretada assim que os embargos declaratórios forem julgados e que a expectativa é que isso demore pelos menos dois meses.
ALMG ACEITA PEDIDO DE IMPEACHMENT DE PIMENTEL
A mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acolheu, na tarde dessa quinta-feira 26, em plenário, o pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel (PT). A mesa também determinou a formação de uma Comissão Especial para dar parecer ao ato. A peça entregue na Assembleia mostra diversos atrasos pelo governo de Minas nos repasses devidos às prefeituras mineiras, a fornecedores do Estado e, mais recentemente, à Assembleia Legislativa. Segundo o pedido, o atraso de R$ 300 milhões levou o Legislativo mineiro a atrasar o pagamento dos salários dos servidores comissionados e dos deputados. Segundo o autor do pedido, o Governador cometeu crime de responsabilidade.