2018 TERÁ 14 FERIADOS
O ano de 2018 terá nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, conforme Portaria divulgada pelo Ministério do Planejamento e publicada no dia 26 no Diário Oficial da União (DOU). Em Sacramento, são quatro os feriados municipais aprovados em lei. Confira a lista dos feriados e pontos facultativos de 2018:
1º de janeiro (*): Confraternização Universal (nacional/segunda-feira)
12 de fevereiro: Carnaval (facultativo/segunda-feira)
13 de fevereiro: Carnaval (facultativo/terça-feira)
14 de fevereiro: Quarta-feira de cinzas (facultativo até às 14 horas)
30 de março: Paixão de Cristo (nacional/sexta-feira)
21 de abril: Tiradentes (nacional/sábado)
1º de maio: Dia Mundial do Trabalhador (nacional/terça-feira)
31 de maio: Corpus Christi (facultativo/quinta-feira)
7 de setembro: Independência do Brasil (nacional/sexta-feira)
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (nacional/sexta-feira)
28 de outubro: Dia do Servidor Público (facultativo/domingo)
2 de novembro: Finados (nacional/sexta-feira)
15 de novembro: Proclamação da República (nacional/quinta-feira)
25 de dezembro: Natal (nacional/terça-feira)
Calendário municipal:
31 de Maio: Corpus Christi e Dia da Padroeira (quinta-feira)
15 de agosto: Na. Sra. da Abadia (quarta-feira)
24 de agosto: Aniversário da cidade (sábado)
8 de dezembro: Festa da Imaculada Conceição (Sábado).
(*) - Os dias selecionados em negrito são feriados obrigatórios.
QUEM APROVAR REF. DA PREVIDÊNIA GANHA RECURSOS
Governadores do Nordeste enviaram nesta quarta-feira, 27, carta pública a Michel Temer protestando contra a declaração do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que admitiu na terça-feira, 26, que o governo pressiona gestores estaduais e municipais a trabalharem a favor da aprovação da reforma da Previdência em troca da liberação de recursos em financiamentos de bancos públicos, como a Caixa. No documento, os governadores prometem acionar política e judicialmente os agentes públicos envolvidos, caso a “ameaça” de Marun se confirme.
Negando a chantagem, ministro diz que liberar verba por voto não é chantagem, é 'ação de governo' (Fonte: Folha de S.Paulo)
EEUU TÊM 40 MILHÕES DE POBRES
Os Estados Unidos, um dos países mais ricos do mundo e considerado uma “terra de oportunidades”, está rapidamente se tornando campeão de desigualdades, de acordo com o relator especial das Nações Unidas para a pobreza extrema e os direitos humanos, Philip Alston.
A pobreza consolidada pode piorar ainda mais com as políticas propostas pela administração Trump, alertou o especialista em comunicado após visita de duas semanas a Califórnia, Alabama, Geórgia, Virgínia Ocidental e Washington D. C., assim como Porto Rico.
(Fonte: (Carta Campinas)
ÍNDICE DE RECICLAGEM CRESCE 29% NO PAÍS
A reciclagem de resíduos de papel, plástico e alumínio cresceu 29% no Brasil nos últimos cinco anos. É o que aponta o relatório da Coalizão Embalagens entregue ao Ministério do Meio Ambiente, em novembro deste ano. O documento faz referência à primeira fase do Acordo Setorial de Embalagens, que normatiza as ações das empresas que fabricam, importam, distribuem e comercializam esses materiais em relação às metas da Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
Os dados para o levantamento foram obtidos nas empresas recicladoras de papel, plástico e alumínio espalhadas pelo Brasil. A meta estipulada pelo Acordo Setorial, assinado no final de 2015, previa um aumento de 19,8% no índice de reciclagem no final de 2017. O número registrado foi 9,2% maior do que a expectativa inicial.
De acordo com o relatório, ao longo desse período foram desenvolvidas ações em 732 municípios de 25 estados, com apoio de 802 cooperativas e a instalação de 2.082 Postos de Entrega Voluntária, sendo que a meta inicial era instalar 745.
Fonte: Agência do Rádio