Edição nº 1601 - 15 de Dezembro de 2017
PROJETO DA USP FICA NA CIDADE ATÉ DIA 20
O Projeto Bandeira Científica, extensão em saúde da Universidade de São Paulo, permanece em Sacramento até a próxima quarta-feira, dia 20 de dezembro. De acordo com a Secretaria de Saúde, são 200 voluntários entre alunos e professores das mais diversas áreas atendendo nos postos de saúde e nas escolas dentro das seguintes áreas médicas: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Odontologia, Oftalmologia e Dermatologia.
“- Os pacientes já agendados devem comparecer aos locais para a consulta, já as pessoas que não tiveram agendamento podem se encaminhar até os postos e aguardar por uma vaga para ser atendido por demanda espontânea”, explica o secretário Reginaldo Afonso dos Santos, calculando que sejam atendidos até 2.000 pacientes até o final do projeto, com cada posto atendendo em média, 60 pacientes por dia.
ICMS ESPORTIVO 2019
Os municípios têm até o dia 31 de janeiro de 2018 para pleitearem o ICMS Esportivo para 2019. Para tanto, os municípios precisam comprovar o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Esportes. As prefeituras que comprovarem os conselhos ativos deverão em seguida cadastrar as atividades e programas realizados ao longo deste ano.
A data limite para enviar os relatórios e comprovar as atividades esportivas desenvolvidas termina no dia 30 de março de 2018. A partir de agora, os municípios poderão encaminhar, inclusive, notícias veiculadas na imprensa ou publicadas em redes sociais como documentação para confirmar a realização dos projetos.
As informações e documentos inseridos no sistema estadual serão analisadas pela equipe técnica do governo mineiro. Após a avaliação, será apurada a pontuação do Índice de Esportes atribuída a cada município participante. Quanto maior o número de pontos obtidos, maior o valor financeiro destinado à cidade.
UBS VÃO SER INFORMATIZADAS
Visando a melhoraria na qualidade dos serviços prestados à população, redução de gastos e dar maior segurança aos dados dos pacientes, todas as unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) serão informatizadas. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na terça-feira 12.
O objetivo é colaborar para que as prefeituras possam informatizar, em um ano, cerca de 40 mil unidades de saúde. O Ministério da Saúde lançou o edital para adesão dos municípios ao programa de informatização, em 8 de novembro. Serão cadastradas empresas, por todo o País, aptas a oferecer suporte necessário à implantação de prontuário eletrônico.
Os prefeitos poderão escolher uma empresa para instalar, no município, os tablets, computadores e a conectividade; qualificar os servidores e implementar a biometria de pacientes e dos servidores. O ministro acrescentou ainda que os dados dos pacientes poderão ser acessados pelo celular. Por lá, os pacientes também poderão cancelar consultas, se for o caso.
Serão destinados de R$ 4 mil a R$ 7 mil às prefeituras para os trabalhos de informatização e metade dos valores poderá ser solicitada pelos municípios já informatizados para manutenção dos serviços. (Fonte: Agência Brasil/Redação ET)