PREÇO DO BOTIJÃO DE GÁS TEM AUMENTO DE 6,9%
O Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da Petrobras reajustou em 6,9%, em média, os preços no mercado do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial vendido em botijões de até 13 kg (GLP P-13). A alta entrou em vigor à zero hora desta terça-feira 26 e se restringe a esse produto.
Segundo a companhia, o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. De acordo com a Petrobras, para definir a correção, o Gemp considerou que o mercado de GLP ao longo do mês de agosto permaneceu pressionado por baixos estoques e que a proximidade do inverno no hemisfério Norte aumenta a demanda pelo produto, por isso, o ajuste era necessário. Conforme a estatal, o reajuste segue a variação de preços do mercado internacional registrada em agosto conforme política já anunciada pela companhia. (Fonte: Agência Brasil )
RECEITA FEDERAL ALERTA PARA GOLPE POR VIA POSTAL
A Receita Federal alerta para golpe que está sendo praticado por via postal, e não por e-mail, como é comum. O contribuinte recebe, por correspondência, em casa, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Na correspondência, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. No entanto, o órgão alerta que o endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita. Caso acesse, o contribuinte está sujeito a vírus, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.
(Fonte: Agência Brasil)
MUNICÍPIOS ATUALIZAM CADASTRO DO FUNDO DO IDOSO
A Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos lançou esse mês Cadastro dos Fundos Estaduais, Municipais e Distrital da Pessoa Idosa, para levantar dados detalhados destes fundos, de forma a possibilitar seu registro futuro para recebimento de doações dedutíveis do Imposto de Renda.
A ação tem o objetivo de atualizar a relação de Fundos cadastrados junto ao Ministério de Desenvolvimento Humano (MDH) a fim de possibilitar a implementação de uma política de fortalecimento dos Conselhos da Pessoa Idosa em todo o país.
O cadastro é regulamentado pela Portaria nº 290, de 22 de setembro de 2017, que estabeleceu 60 dias para os órgãos responsáveis pela administração dos Fundos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal da Pessoa Idosa cadastrarem os fundos ou retificarem os dados cadastrados. A atualização deve ser feita pelo conselheiro ou servidor de cada conselho estadual, municipal ou distrital
AGÊNCIA DE ÁGUAS LANÇA ATLAS DO SANEAMENTO BÁSICO
A Agência Nacional de Águas (Ana), lançou em Brasília, no último dia 27, o Atlas Esgotos, que apresenta informações, diagnósticos e propostas de soluções para todas as cidades do país no que diz respeito a saneamento básico e recursos hídricos.
Para o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que participou do lançamento do Atlas, “o futuro das nossas cidades passa pela universalização do acesso à água potável e à coleta e tratamento de esgoto”, disse e pediu atenção à desoneração na prestação de serviços de saneamento básico. "Em nome da FNP, peço para olharmos com carinho para a desoneração, viabilizando investimentos", destacou. Ainda conforme Jonas é necessário uma mudança de postura, com participação de todos no processo. "Precisamos da mobilização da sociedade", concluiu.
Para o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, o Atlas Esgotos estimula análises que podem contribuir para que o desenho das políticas públicas reflitam a necessidade do saneamento.
Já para o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o Atlas servirá como base para a definição de políticas de saneamento básico no país, por dar um conhecimento pormenorizado e um diagnóstico de como está a situação em cada município. (Fonte: FNP)