Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1570 - 12 de maio de 2017

CNHS PASSAM A TER QR-CODE PARA EVITAR FALSIFICAÇÕES E FRAUDES

O Departamento Nacional de Trânsito divulgou nessa terça-feira 9, em Brasília, a adoção de nova tecnologia na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês de maio. Trata-se do QR-Code que, de acordo com o órgão, evitará falsificações e fraudes. As habilitações emitidas a partir de janeiro deste ano já sofreram alterações na cor, layout, além, da inclusão de itens de segurança; como marcas d'água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional. O código bidimensional que fica na parte interna do documento só pode ser lido com a câmera do Smartphone, fornecendo todas as informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados, sem a necessidade de digitar as informações.


MG É ESTADO QUE MAIS EMPREGA PRESOS NA REGIÃO SUDESTE

Com 67.159 presos, Minas Gerais tem hoje 17.088 detentos que trabalham, ou seja, 25% da população carcerária. Em comparação com os outros estados da região Sudeste, Minas sai na frente, enquanto São Paulo tem 21%; Espírito Santo, 13% e Rio de Janeiro, 4%. Em Minas Gerais, são 109 tipos de atividades em penitenciárias, presídios e Apac's. Entre elas, se destacam: cozinha, confecção de roupas, móveis, eletroeletrônicos, construção civil, indústria alimentícia, autopeças, horta, artesanato, etc.

Pelo serviço exercido, os presos têm direito à remição da pena. Para cada três dias trabalhados, um é descontado da sentença. E também há atividades em que os detentos são remunerados.

 

(Agência Minas)

 

LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS COMEÇA A SER COBRADO NO DIA 1º

Dados do Detran-MG apontam que em Minas Gerais existem 8,9 milhões de veículos em condições de licenciamento. Deste total, apenas 36% está com as obrigações em dia e o documento de 2017 já foi emitido. Os outros 5,6 milhões de contribuintes estão em dívida com o imposto e precisam resolver suas pendências antes de receber o CRLV. Quem não quitar os impostos para liberação do documento, como IPVA, seguro Dpvat, taxa de licenciamento ou multas pendentes, não recebe o documento atualizado.

 De acordo com a publicação, os proprietários de veículos com final de placas 1, 2, 3,4 e 5 só poderão portar o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) 2016 até o dia 31 de maio, para os de placas finais 6,7,8, 9 e 0, o prazo é 30 de junho.

 

Vencido o prazo, os proprietários estão sujeitos a multa de R$293,47, se for parado em uma blitz, a perder 7 pontos na CNH. , referentes à infração considerada gravíssima, e ainda ter o veículo apreendido, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).