Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Representantes dos Procons do Triângulo e Alto Paranaíba reúnem-se em Uberaba

Edição nº 1576 - 23 de junho de 2017

Representantes dos Procons de 13 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba reuniram-se em Uberaba, no dia 20, no I Encontro Regional de Procons Municipais para debater diversos temas relacionados à defesa do consumidor e a importância do órgão no Município. A regionalização é positiva, na avaliação dos organizadores, pois, além de facilitar o acesso, os encontros regionais são mais eficientes, pois acontecem entre cidades que possuem problemas comuns. 

 “- Foi um encontro muito positivo, porque pudemos regionalizar os assuntos, tratando especificamente de questões relativas à nossa região, onde os fornecedores, são praticamente, os mesmos e, os problemas acabam sendo os mesmos. Além disso, temos a vantagem de que  as questões sao tratadas com mais afinco e rapidez, por se tratarem de cidades menores”, avaliou a coordenadora do Procon Sacramento, Marcela Prado De Santi, observando que os encontros na capital não deixam também de ter sua importância. 

De acordo com a coordenadora, foram abertos espaços para as empresas Algar Telecom e Samsung para  explicarem as reclamações mais comuns dos consumidores, apresentarem os canais de atendimento e a forma como funcionam para que o consumidor possa manter o contato direto com essas empresas, além dos  canais de atendimento disponibilizados aos Procons. 

“- Enfim, eles explicaram o que estão fazendo no sentido de atender o consumidor de forma direta, de forma que as informçoes passadas melhorem a reação fornecedor/empresa levando à diminuição das demandas”, justificou, informando que houve também uma palaestra proferida pela Promotora de Justição  do Direito do Consumidor, Gláucia Vasquez, que focou o direito dos consumidores e a função dos  procons municipais.


Telefonia é ainda a principal demanda nos Procons

A respeito das principais demandas dos consumidores na região,  Marcela aponta o serviço de telefonia continua liderando as reclamações não apenas na região, no país. “A telefonia é um desafio para nós, e creio que por muito tempo ainda,  em especial a OI que lidera o ranking, por ter talvez a concessão da telefonia fixa na nossa região”, informa, ressaltando que o problema deve ser tratado na esfera federal.  

“- Infelizmente, os call center não funcionam a contento, ou seja, efetivamente. O consumidor não consegue ter acesso direto com  a empresa. E quanto tem acesso, a relação entre consumidor e empresa é muito confusa”, explica.

 A segunda demanda e a mais comum é a compra de produtos com vícios ocultos, defeitos  de fabricação. “São problemas diversos e quando o consumidor consegue assistência técnica o serviço não é satisfatório, os produtos voltam com defeito e a empresa quer que reenvie novamente para o conserto, o que não é o correto. Conforme o art. 18, nesse caso, o consumidor tem direito a um novo produto ou o dinheiro de volta, corrgido monetariamente”, ressalta Marcela. 

 Os bancos vêm em terceiro lugar nas demandas ao Procon. Conforme Marcela, em questões afetas a seguros, contratos e empréstimos. 

Outro problema comum, de acordo com Marcela, é a negativação no SPC e SERASA, a negativação indevida, quando o consumidor nem sabe que está negativado e porque isso aconteceu e muitas vezes a negativação é indevida, porque a empresa não tentou um acordo.

 Finalizando, Marcela destaca que as demandas são praticamente as mesmas na regiaõ, envolvendo sempre as mesmas empresas.   “Esse primeiro encontro foi de muita valia e vão continuar acontecendo, para discutirmos, aprimoramos conhecimentos e a forma de atender os consumidores de forma rápida e efetiva”, finalizou.