Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMAQ realiza avaliação externa em Sacramento

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

Conforme publicação na edição anterior, desde o dia 22 de setembro, está valendo o novo texto do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que traz diversas mudanças para ampliar os atendimentos e reforçar as equipes de profissionais do Ministério da Saúde. 

Em Sacramento, foi realizada na última semana uma avaliação externa das equipes de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Os profissionais do PMAQ avaliaram questões como: estrutura física, qualidade do serviço, satisfação dos usuários, funcionamento, processo de trabalho e organização das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ao todo, seis equipes da ESF e uma do NASF participaram do procedimento. 

“O programa está no seu terceiro ciclo, e Sacramento participou de todos. A cada edição, buscamos organizar melhor nossa estrutura física e de serviços, a fim de atender melhor os moradores e sermos melhores avaliados. As cidades que participam do PMAQ recebem mais recursos do Governo Federal, e quanto mais alta for a nota da avaliação, maior é o repasse ao município”, explica a a médica Caroline de Oliveira, diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde,