O atual presidente da 116ª subseção da OAB, o advogado Caires Lincon Mateus Borges, presidiu a solenidade que marcou o início das comemorações pelos 20 anos de existência da OAB na cidade. A primeira cerimônia aconteceu na sede da entidade com a inauguração da Galeria dos Ex-Presientes, Drª Ivone Regina Silva, Dr. Juarez Venites, Drª Dora Cerchi e Dr. José Rosa Camilo.
Ao abrir as festividades, o presidente Caires Lincon destacou a importância do ato. “É uma justa e afetuosa homenagem aos nossos ilustres colegas advogados que presidiram essa instituição e, com dedicação, defenderam e trabalharam em prol da advocacia em Sacramento”, justificou, fazendo um resgate histórico da instalação da subseção.
“- Nada melhor para comemorar um aniversário, do que fazer uma reflexão e um resgate histórico homenageando nossos ex-presidentes, como forma ainda de reconhecimento e reverência ao trabalho desenvolvido por vocês à frente desta subseção”.
O advogado Juarez Ribeiro Venites, elogiou a simplicidade do ato. “Essa solenidade mais se abrilhanta pela simplicidade, objetividade e a oportunidade de podermos cumprimentar Drª. Ivone que tanto batalhou para que tivesse na cidade uma subseção e, a alegria por saber por ela que, a Casa do Advogado levaria o nome de meu saudoso pai, Dr. Felipe Venites”, disse o vereador destacando a figura do pai, que se revelou um dos mais eminentes advogados da região.
“Ele, realmente, simbolizava tudo o que a advocacia tem de independência, intelectualidade, autonomia e, o coleguismo. E Drª. Ivone está numa posição de proa nessa homenagem e espero que prossigamos na nossa meta que é sempre a valorização da advocacia”, afirmou.
Para a advogada Dora Cerchi, a caminhada de 20 anos parecem dois anos. “Se formos rever a história, veremos que o peão nessa história toda é doutora Ivone, com toda a sua luta para a instalação dessa subseção e a nós cabe dar continuidade. Todos os que por aqui passaram deixaram a sua contribuição, pela honradez na advocacia, pelo sistema de honestidade e o parâmetro da igualdade. Agradeço a todos vocês pelo apoio que tivemos e aqui estamos para o que preciso for”.
O Promotor José do Egito de Castro Souza parabenizou os ex-presidentes e a classe dos advogados pela instalação da subseção na cidade. “Antes de ser promotor, fui advogado e tenho o maior respeito pela classe”, reconheceu.
Também o advogado José Bonifácio Borges Silva cumprimentou a atual diretoria da OAB pelo grande significado do ato. “Homenagem em vida. Todos os dias vemos pessoas sendo homenageadas postumamente e hoje temos a oportunidade de homenagear nossos ex-presidentes aqui presentes. Para mim, isso é muito importante e estou feliz por poder participar desse evento tão importante para nossa classe”.
Na oportunidade, o advogado José Rosa Camilo fez memória à esposa Nildes, em referência à homenagem póstuma a ela na Câmara Municipal de Sacramento, pelo Dia Internacional da Mulher.
Mais notícias no Lero Social e na Vitrini
Sentimento de gratidão
O advogado Caires Lincon, presidente da OAB local, no seu discurso, enalteceu o trabalho dos presidentes que o antecederam, afirmando que o principal sentimento que o tomava naquele momento era o de 'Gratidão'. Disse, “o sentimento que me vem aqui é um só o de gratidão, a estes nobres e combatentes colegas advogados que deram início e que souberam com retidão e trabalho conduzi-la até os dias de hoje, deixando uma responsabilidade muito grande a nós e as futuras gerações, de manter sempre vivo e forte o nome de nossa Subseção”. Agradecendo, frisou: “Muito obrigado, Dra. Ivone, Dr. Juarez, Dra. Dora e Dr. José Rosa Camilo”.
Ao dirigir-se aos novos advogados que receberam a Carteira de Advogado, a primeira prerrogativa que os capacita a exercer a profissão, conclamou-os à união da classe e à coragem no exercício de seu trabalho. “Colegas advogados que hoje recebem suas carteiras, imagino que na cabeça de muitos de vocês há várias dúvidas, receios, ansiedade e até relutância em enfrentar os desafios da advocacia. Tudo isso é natural, mas bestejam certos, o coração de cada um será o guia, mas a certeza da vocação já está intrínseca na caminhada que as senhoras e os senhores percorreram até aqui”.
OAB-MG parabeniza advogados pelos 20 anos da subseção
A advogada Helena Delamônica, vice-presidente da OAB-MG, presidindo a solenidade festiva na noite do sábado, destacou a importância da data. “Cada vinda a Sacramento é uma alegria, mas essa tem um significado especial, porque estes 20 anos são coroados de maneira exitosa, porque tivemos e temos grandes advogados na sua condução, dentre eles duas mulheres, doutoras Ivone e Dora. E nós, comemorando o mês da mulher, mostramos essa união e integração da classe, sempre lutando pela dignidade do povo brasileiro”.
Aos neo advogados, Delamônica firmou a importância do advogadona sociedade. “Ser advogado é uma profissão altaneira, porque nós todos precisamos de advogados, somos indispensáveis à administração da Justiça, mas, principalmente, porque o advogado é que salva a dignidade, a esperança das pessoas e todos nós juntos, na qualidade de advogados, estamos na linha de frente, trabalhando em prol dos cidadãos”.
Sobre o trabalho da OAB mineira, em entrevista ao ET, a vice-presidente Helena Delamônica destacou os assuntos do momento. “Muito trabalho. No dia 27 de março teremos uma audiência pública com relação às reformas da Previdência e Trabalhista. Já estivemos no Conselho Federal e na Câmara dos Deputados em Brasília, levando um manifesto, mostrando que é preciso que sejam feitas reformas, mas reformas que confiram dignidade ao povo brasileiro, porque hoje, como a Reforma se apresenta ninguém terá condições de se aposentar, muito pelo contrário, teremos fortalecido, sim, o sistema financeiro do país”, reconheceu, destacando também o trabalho da Ordem em prol do advogado.
“- O fortalecimento da prerrogativa, que exige que tenhamos uma dedicação direta, sempre presente. Também a questão da integração digital de que precisamos e cursos diversos, isto é, aliado a toda a nossa atenção aos assuntos prioritários do país, temos que trabalhar para fortalecer o advogado no exercício de sua profissão”.
Advogado Thales agradece e saúda colegas
O neo advogado Thales Ferreira Bianchini (foto), em nome dos colegas, fez os agradecimentos. Dirigindo-se aos colegas frisou: “Pensei em alguns termos como, operadores do Direito – creio demasiado tecnicista; defensores da Justiça – heróico demais; representante jurídico – um tanto impessoal; bastante procurador – excessivamente frio.
Nenhum termo desses agradou-me mais que o nome “Advogado”... Esse sim representa a devida humanidade do exercício desta profissão. Do latim ad vocatus, cuja significação reduzida é, “ao chamado”. Advogado. Esse é o nome”, frisou... Recorri a esse trecho para ilustrar que debaixo dos direitos dos homens existem almas, porque é na alma que habita a consciência do verdadeiro sentido de justiça, deixado pelo Mestre dos Mestres: fazer ao outro o bem que se quer feito a si mesmo”.
Encerrando a solenidade comemorativa, o advogado Sérgio Murilo Braga cumprimentou a OAB-Sacramento pelos 20 anos de profícuos trabalhos e saudou os afilhados, destacando dentre outros aspectos, a dedicação, estudo e coleguismo necessários. “Nesta cerimônia de entrega de carteiras, os senhores estão encerrando um importante ciclo de suas vidas e iniciando outro, certamente ainda mais importante, mas que requer dedicação, trabalho, responsabilidade. Hoje, os senhores deram mais um passo nas suas vidas para trabalhar em prol dos cidadãos brasileiros e passam a fazer parte dessa grande família que é a OAB”, disse, destacando ainda as prerrogativas do advogado.
A solenidade comemorativa encerrou com um lauto jantar abrilhantado pela Banda Tia Zika, de Franca, e muita descontração entre os convivas.
Momento de recordar e agradecer
Coube advogada Ivone Regina Silva, um dos pilares na cidade para a fundação da OAB local, a mensagem comemorativa dos 20ª anos. “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado', disse, , destacando os apoios recebidos a partir de 1996, para a consolidação do sonho: vice-Prefeito, Lemir Feliciano de Deus, desembargador Sérgio Antonio Resende e o então presidente da OAB/MG Dr. Raimundo Cândido Júnior.
“- De princípio recebemos todo o apoio de Raimundinho, então presidente da OAB mineira, porém logo veio a triste notícia de que a instalação da Subseção seria a longo prazo, pois Sacramento não contava com número suficiente de advogados inscritos na OAB, isto é, 21 advogados. Demos então início a uma nova etapa para conseguirmos nosso intento: a busca de novos bacharéis para se inscreverem na OAB de Sacramento. E no final do mês de outubro de 1996 a Subseção foi criada e instalada em 15 de março de 1997, pelo Presidente à época, Raimundinho, que empossou sua primeira diretoria”, relatou, agradecendo nominalmente os inúmeros apoios recebidos.
A primeira diretoria 1997/1998, teve como membros: Ivone como presidente; Hildeberto Júlio Castanheira (vice-presidente); Luiz Rodrigues de Souza, e Robertson Costa dos Santos (secretários), Dora Cerchi e José Loyola (tesoureiros).
Dirigindo-se aos demais ex-presidentes na mesa de honra frisou: “Juntos alçamos voo na direção de nossos sonhos que embora não tenham sido todos realizados, sentimos que juntos lutamos por um mundo melhor, mais justo, mais igual e mais feliz.
Valeu a pena termos nos dedicado à instalação desta instituição sempre ouvida e respeitada. Por tudo isto, nosso reconhecimento para sempre. Guardaremos a melhor recordação destes20 anos de instalação da 116ª Subseção da OAB de Sacramento”.
Ivone Regina agradeceu pelo cargo como Conselheira Seccional há 14 anos e o apoio incondicional dos amigos, Helena Delamônica e Sérgio Murilo Diniz Braga, destacando: “Trilhando a estrada durante esses 20 anos, lançamos um olhar para trás e avaliamos sobre o que a Subseção representa em nossa vida e daí tiramos todas as lições e experiências positivas”.
Finalizando, os cumprimentos aos novos advogados.“Almejamos caros colegas, que vocês também cheguem no decorrer de suas vidas dedicadas ao Direito, com a mesma crença, a mesma fé e a mesma emoção, pois que a advocacia é a arte de viver perigosa e corajosamente, sendo sem dúvida, a mais bela das profissões liberais. Porque o Direito está, evidentemente, nos artigos das leis e dos códigos, mas a sua força mais pura deve brotar do austero sentimento de justiça, e só este deve ser para o advogado o seu sacerdócio. Logo, agindo como instituição, devemos exaltar ainda mais, a nobre missão do advogado, na prática dos atos que lhes são privativos e no exercício do múnus, que o transfigura em 'arauto da palavra, servidor da verdade, homem da justiça e da bondade'. Sigam, portanto, o seu destino, caríssimos colegas”, finalizou.