Um grupo de maçons das Lojas General Sodré e Acácia do Borá reuniram-se em frente ao Paço Municipal, na noite do último dia 31, para a leitura de um manifesto contra a situação atual vivida no país e a inércia da maioria da população que não reage diante dos problemas.
O movimento na cidade foi coordenado por Ílio Borges de Araujo, delegado escolhido pelo coordenador nacional do movimento Frente Avança Brasil, criado no dia 15.02.2015, Nilton Caccáos Júnior.
“- Sempre admirei todo o trabalho político realizado pelos maçons e, com a criação desse movimento em 2015, em função da minha atuação independente na internet , sempre compartilhando, trabalhando as propostas maçônicas do movimento, fui convidado pelo Nilton Cacaos para representar o movimento como Delegado, em Sacramento”, justificou Ílio, conclamando os irmãos maçons das três lojas sacramentanas a se filiarem ao movimento, que já conta hoje com 10 mil ativistas no país, 800 mil seguidores nas redes sociais e uma audiência direta de mais de 20 milhões de pessoas por semana.
Os objetivos do movimento Frente Avança Brasil foram apresentados pelo maçom, presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende. Esclarecendo que naquela data o convite foi feito apenas para os irmãos maçônicos, passou à leitura do manifesto, que defende: o enfrentamento real da corrupção através do fim da impunidade; choque de ordem e transparência na gestão pública; educação; ajuste no processo político-eleitoral e reforma do modelo sindical.
O grupo foi criado por um grupo de maçons que estão indignados com a maioria da população por conta de sua inação (ausência de ação, marasmo, inércia) junto aos poderes constituídos, governantes, congressistas e judiciário. “Somos um grupo de maçons trabalhando para a transformação do Brasil em estado liberal, através da transparência e eficiência, de tudo o que é público com limitação e separação clara de poderes”, afirma o manifesto, esclarecendo que, para não ferir as leis maçônicas não representam a Maçonaria como Instituição: “Representaremos somente o Avança Brasil Maçons”.
Informa mais o movimento que sua agenda propositiva é democrática e republicana, sem nenhum vínculo partidário. Esclarecem, no entanto, que rejeitam os partidos de esquerda: “Rejeitamos os partidos que possuem ideologia socialista ou comunista ou que estejam ligados ao Fórum de São Paulo, entidade latino-americana que reúne partidos de esquerda na America Latina”.
A agenda do movimento pretende colocar um embaixador ABM em cada um dos 5.570 municípios do país, até meados de 2017. Para isso, a mobilização do Avança Brasil Maçons prossegue com atos realizados, entre os dias 17 a 20 de abril, em todas as câmaras municipais do Brasil.
O manifesto termina, apontando a direção do movimento Avança Brasil Maçons: “E que nós maçons, que defendemos a tríade da liberdade, igualdade e fraternidade, possamos cada dia mais, colocar isso em prática, defendendo as pessoas mais humildes dos mais terríveis tiranos que envergonham a nossa pátria e empobrecem o nosso país”.