Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Loja Maçônica Gal. Sodré homenageia Isaias Sarmento

Edição nº 1572 - 26 de Maio de 2017

O maçom Isaias Alves Sarmento 76 recebeu a Medalha Oscar Martins de Oliveira, a maior honraria outorgada pela Loja Maçônica General Sodré, por ocasião do aniversário da Loja em 24 de maio.  Oscar Martins de Oliveira foi um dos fundadores e o primeiro Venerável Mestre da Loja, que completou 64 anos de profícuas atividades em Sacramento.  Isaias, que desde julho de 2005 é irmão remido da Loja, devido a problemas de saúde, recebeu a homenagem em casa, nessa terça-feira 23, momento em que se emocionou por se ver rodeado de irmãos da velha e jovem guarda da casa que frequentou por mais de 30 anos, dentre eles, os grandes amigos, Walter Rios (Tenim) e José Rosa Camilo, também irmãos remidos, e todos afilhados do mesmo padrinho maçônico, o irmão  Abner Ferreira Gomide. 

 

Uma vida de serviços e de exemplos

Coube aos irmãos, Abner e José Rosa as mensagens de cumprimentos ao homenageado.  Lembrou Abner passagens vividas com Isaias nos trabalhos sociais incentivados por Corina Novelino e Maria da Cruz, do Colégio Allan Kardec.  “Nas festas de dona Corina, ele cantando e nós fazendo o coro”, recordou, destacando a grande amizade que os uniu e o assobio adotado pelos dois entre risos dos presentes: “Eu lá da rua dava o assobio e ele lá de dentro respondia e logo saia”. 

Sobre a homenagem Abner afirmou ser importante e merecida.  “Você merece essa homenagem e muito nos gratifica, por tudo que você fez pela loja e por todos nós. Obrigado”. José Rosa, também lembrou a participação de todos na Mocidade Espírita, nas aulas de formação com Corina Novelino e nas obras sociais coordenados por Maria da Cruz, sobretudo,  na construção das casas da Vila Sinhazinha, num relato que daria um livro. “Abner tem história de vida e de trabalho; é um exemplo de vida que tivemos e que valeu a pena tê-lo entre nós”, frisou. 

O irmão Walter Rios Júnior, filho de Tenim, propositor do nome para a homenagem, fez a entrega do diploma, afirmando: “Este diploma honorifico é a nossa gratidão pelos brilhantes trabalhos prestados à nossa General Sodré, pelos bons exemplo que nos deixa. Temos saudades de seus trabalhos dentro da Loja e estamos sempre em oração pelo melhor para você”. 

Com poucas palavras, mas feliz, Isaias revelou ao ET o carinho que tinha por Oscar Martins de Oliveira. “Essa homenagem para mim, representa muito, porque aprendi muito com seu Oscar. Eu trabalhava no Colégio Allan Kardec e ele morava lá. E o meu gosto e interesse pela maçonaria começou com ele, que saía vestido para a maçonaria levando a espada, eu ficava admirado e pensava que um dia seria maçom. Um dia fui convidado e com alegria aceitei...”, revelou, agradecendo aos irmãos da casa: “Aprendizes, companheiros, mestres, agradeço a todos de coração  e que o Grande Arquiteto do Universo cubra a todos de bênçãos”. 

Quem é Isaías Alves Sarmento
Coube ao sobrinho Pierre Patrick Pacheco apresentar a biografia de Isaías. 
Sacramentano, Isaías é filho de Olinda Mendonça e de Mariano Alves Sarmento (in memorian), pais de outros 12 filhos. Isaías aqui se criou e ainda bem moço aprendeu o ofício  de pintor, paralelamente aos estudos, concluindo os cursos de Técnico Comercial e de Contabilidade  e logo ingressou no banco Credireal, onde se aposentou em 1991. 
Foi iniciado  na Loja Maçônica General Sodré, no veneralato do irmão Abner Ferreira Gomide, no dia 17 de março de 1973. 
Em dezembro de 1977 casou-se com Maria Abadia Pacheco  e juntos criaram os filhos William, Wilson e Wênia, que lhes deram dois netos, Alifer e Ane Mirele. “Homem de apurado senso de humor, foi papai Noel para os mais de 20 netos do saudoso Tião da Curandeira e demais crianças que compartilhavam desses momentos de alegria no Posto do Tião, durante as comemorações natalinas em família. Fez isso por vários anos e com uma alegria contagiante alimentou os sonhos e a fantasia na infância de todos', destacou o sobrinho Pierre, fazendo revelações de suas preferências. 
“- Tio Isaias adora uma macarronada, frango caipira e churrasco, acompanhados daquela cervejinha gelada. É amante da música, gosta de cantar, sobretudo, músicas dos cantores  Francisco Petrônio, o Rei do Baile da Saudade e Vicente Celestino”, disse lendo alguns versos da música Porta Aberta (1946).
Isaías levou a vida pautada no trabalho, na moralidade, na devoção à família e na fé. E, depois de 31 anos,  como irmão maçônico, ocupando todos os cargos na loja, tendo recusado apenas o cargo de venerável, sempre desempenhou exemplarmente  vários trabalhos maçônicos e recebeu o diploma de Irmão Remido, em 2005, ao completar 65 anos. 
Finalizando sua biografia, Pierre Patrick fez-lhe mais uma homenagem recitando versos da música aplausos de Francisco Petrônio: “Aplausos ao final / Ao astro principal, do espetáculo./ Aplausos para quem / Que soube mais que ninguém /Saltar o obstáculo / Aplausos ao cantor, ao músico ao ator. /Aplausos verdadeiros / O mundo aplaude sempre quem / O seu papel faz muito bem /Em seu papel é o primeiro”.