O maçom Isaias Alves Sarmento 76 recebeu a Medalha Oscar Martins de Oliveira, a maior honraria outorgada pela Loja Maçônica General Sodré, por ocasião do aniversário da Loja em 24 de maio. Oscar Martins de Oliveira foi um dos fundadores e o primeiro Venerável Mestre da Loja, que completou 64 anos de profícuas atividades em Sacramento. Isaias, que desde julho de 2005 é irmão remido da Loja, devido a problemas de saúde, recebeu a homenagem em casa, nessa terça-feira 23, momento em que se emocionou por se ver rodeado de irmãos da velha e jovem guarda da casa que frequentou por mais de 30 anos, dentre eles, os grandes amigos, Walter Rios (Tenim) e José Rosa Camilo, também irmãos remidos, e todos afilhados do mesmo padrinho maçônico, o irmão Abner Ferreira Gomide.
Uma vida de serviços e de exemplos
Coube aos irmãos, Abner e José Rosa as mensagens de cumprimentos ao homenageado. Lembrou Abner passagens vividas com Isaias nos trabalhos sociais incentivados por Corina Novelino e Maria da Cruz, do Colégio Allan Kardec. “Nas festas de dona Corina, ele cantando e nós fazendo o coro”, recordou, destacando a grande amizade que os uniu e o assobio adotado pelos dois entre risos dos presentes: “Eu lá da rua dava o assobio e ele lá de dentro respondia e logo saia”.
Sobre a homenagem Abner afirmou ser importante e merecida. “Você merece essa homenagem e muito nos gratifica, por tudo que você fez pela loja e por todos nós. Obrigado”. José Rosa, também lembrou a participação de todos na Mocidade Espírita, nas aulas de formação com Corina Novelino e nas obras sociais coordenados por Maria da Cruz, sobretudo, na construção das casas da Vila Sinhazinha, num relato que daria um livro. “Abner tem história de vida e de trabalho; é um exemplo de vida que tivemos e que valeu a pena tê-lo entre nós”, frisou.
O irmão Walter Rios Júnior, filho de Tenim, propositor do nome para a homenagem, fez a entrega do diploma, afirmando: “Este diploma honorifico é a nossa gratidão pelos brilhantes trabalhos prestados à nossa General Sodré, pelos bons exemplo que nos deixa. Temos saudades de seus trabalhos dentro da Loja e estamos sempre em oração pelo melhor para você”.
Com poucas palavras, mas feliz, Isaias revelou ao ET o carinho que tinha por Oscar Martins de Oliveira. “Essa homenagem para mim, representa muito, porque aprendi muito com seu Oscar. Eu trabalhava no Colégio Allan Kardec e ele morava lá. E o meu gosto e interesse pela maçonaria começou com ele, que saía vestido para a maçonaria levando a espada, eu ficava admirado e pensava que um dia seria maçom. Um dia fui convidado e com alegria aceitei...”, revelou, agradecendo aos irmãos da casa: “Aprendizes, companheiros, mestres, agradeço a todos de coração e que o Grande Arquiteto do Universo cubra a todos de bênçãos”.