O Laboratório de Patologia Clínica Labieno Soares está completando neste mês de julho, 40 anos de existência e com um detalhe peculiar, é uma empresa genuinamente sacramentana. Ao longo dessas quatro décadas, esteve à frente do laboratório, a médica Dra. Ecila Soares Abrão, formada pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e especialista em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, e hoje toma frente, como diretora, sua filha caçula Sarah Soares e Abrão, farmacêutica. Para contar um pouco de sua história e da importância dos exames no diagnóstico da medicina moderna, Dra. Ecila recebeu o ET para uma entrevista.
ET – Qual a data de inauguração do Laboratório Labieno Soares?
Dra. Ecila - O laboratório Labieno Soares iniciou sua história em 13 de julho de 1977. Fundado por mim e meu esposo Adilson, que já era médico na cidade .Surgiu por uma necessidade nesta área na época , como uma empresa 100% sacramentana e assim continua valorizando a capacidade e o talento profissional dos filhos da terra. Começou devagar, como se diz, com os pés no chão. Desde sua fundação até o ano de 1982, ocupava uma área de 62 m², no mesmo endereço atual. Porém, diante do aumento da demanda de exames, atendendo às exigências laboratoriais, fizemos um espaço para uma técnica laboratorial completa, passando a ocupar uma área de 300m². Para isso eu e o Adilson construímos um novo prédio onde estão distribuídos todos os seus setores administrativos e técnicos, com salas amplas e arejadas tornando um ambiente agradável e confortável.
ET – O patrono do Laboratório, Labieno Soares, foi um farmacêutico talentoso na cidade. Fale um pouquinho dele.
Dra. Ecila Ah! Foi uma pessoa maravilhosa . Sou suspeita em descrever seus traços biográficos, pois, antes de mais nada, Labieno Soares foi meu pai, formou-se em farmácia na faculdade de Ribeirão Preto, era um homem muito inteligente e culto, não só em sua área de atuação, mas em todas as áreas; teve sua farmácia nesse mesmo local, onde era também nossa residência, foi casado com Sarah Cunha Soares que era uma costureira conceituada na cidade. Tiveram 3 filhas: Alice, Célia e eu, a caçula. Trabalhou toda sua vida em Sacramento e morreu no ano de 1969. O nome do Laboratório é em homenagem a ele, que foi uma grande inspiração para mim.
ET - Não sei se seria exagero dizer, mas a medicina contemporânea inexistiria sem os exames laboratoriais. Mas que importância tem esses exames hoje nos diagnósticos médicos e quais as especialidades que o Laboratório Labieno Soares atende?
Dra. Ecila – Os exames laboratoriais clínicos são de extrema importância para auxiliar no diagnóstico de patologias e ajudam na prevenção e monitoramento de doenças. São de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. O objetivo é um diagnóstico de uma doença ou apenas um check-up, que significa controle. Além de desenvolver um papel muito importante na medicina preventiva, diversas patologias podem ser prevenidas com a realização desses exames. Segundo a literatura, cerca de 70% das decisões médicas se baseiam em resultados de exames laboratoriais, o que demonstra sua importância na cadeia assistencial.
ET - As especialidades...
Dra. Ecila - Sim, o Laboratório está à disposição dos médicos clínicos e das empresas de saúde para realizar exames nas especialidades de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Urinálise, Toxicologia, Sexagem fetal e Testes de Paternidade.
ET - Diante dessa importância, qual deve ser a eficiência de um laboratório de análises clínicas?
Dra. Ecila - Eu diria, total. E essa prática da eficiência e qualidade dos serviços do Laboratório de Análises Clínicas Labieno Soares é extremamente valorizada. A fim de controlar a qualidade dos seus exames nas diferentes áreas, o Laboratório possui um Sistema de Controle Interno e Externo da Qualidade e participa desde 2006 do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, do qual vem recebendo a avaliação com nota EXCELENTE, nos últimos 11 anos consecutivos. E vem também se atualizando ao longo desses anos para dar suporte e confiança aos seus clientes, buscando sempre pela eficiência e aprimoramento de seus colaboradores.
ET - Qual seria o foco dessa qualidade de serviços prestados?
Dra. Ecila - O foco da nossa empresa sempre foi o atendimento personalizado aos clientes e profissionais de saúde, somados a excelência técnica e de qualidade. Oferecemos aos nossos clientes, para seu maior conforto, coleta domiciliar e na empresa, além de atendimento de urgência e emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sacramento.
ET - Quantos profissionais o Laboratório Labieno Soares tem hoje à disposição?
Dra. Ecila – Atualmente, o Laboratório conta com nove colaboradores, sendo 1 médica (Dra. Ecila Soares Abrão) 2 biomédicos (Marcelo Alves Timóteo e Michel Gobbo), 1 farmacêutica (Sarah Soares e Abrão), 2 auxiliares em laboratório (Rosangela Bianchi Pereira;Vânia Maria Guissoni), 1 administradora (Maria Cristina Guissoni Rezende), 1 auxiliar na limpeza (Maria Aparecida Vieira) e 1 secretária (Silvia Regina Polastrini). Com esse corpo de profissionais, altamente capacitados e experientes, o laboratório hoje realiza mais de 2.000 tipos de exames, desde os exames de rotina até os de alta complexidade.
ET – Completando 40 anos, a Sra. está passando a direção do Laboratório para sua filha farmacêutica, Sarah Soares e Abrão. Pretende aposentar-se, Dra. Ecila?
Dra. Ecila – Sim, estou passando a direção da empresa para minha filha Sarah, aliás, ela já está à frente do Laboratório desde janeiro de 2015. Quanto à aposentadoria, ainda não está nos meus planos, embora tenha diminuído o ritmo de trabalho. Continuo trabalhando na empresa como Médica Responsável Técnica. Mas na linha de frente está minha filha Sarah. Assim, toda a história do Laboratório Labieno Soares passa agora de mãe para filha, que assume a função de diretora para inovar e aperfeiçoar o longo trabalho realizado até hoje por mim.
ET - A sra. disse que nessas quatro décadas houve uma grande evolução nessa área, disse que é preciso inovar e estar sempre atento às mudanças. E o que fica da história escrita pela Dra. Ecila nesses últimos 40 anos?
Dra. Ecila - Para chegar aos 40 anos com sucesso, precisamos evoluir junto as mudanças.Quero dizer que estamos prontos para estes 40 anos. Nessa nova etapa, vamos continuar oferecendo a nossos clientes e à nossa comunidade o mesmo atendimento de excelência que demonstramos ao longo desses anos.. Afinal, é por vocês que estamos sempre nos renovando, mas existem coisas que não podem mudar nunca, como o carinho e respeito por vocês. Vale aqui um agradecimento ao meu esposo Adilson que sempre esteve ao meu lado e começou essa jornada comigo. Aos meus filhos, Maria Bárbara ( Babi ) Antonio(Toni) e Adilson Augusto (Guto) por sempre me apoiarem e minha filha Sarah que se prontificou a continuar o meu trabalho. A todos meus colaboradores que passaram por mim até hoje e os atuais, não fossem eles, com certeza não teria chegado sozinha até aqui, pois juntos VAMOS MAIS LONGE. E um agradecimento especial a toda população sacramentana que sempre nos prestigia. Somos uma grande família.