O advogado Jamil Salim Leme foi condecorado com a Medalha Desembargador Hélio Costa, em sessão solene realizada no Fórum Magalhães Drummond, presidida pela juíza de Direito e diretora do foro, Ivana Fideles Silveira, na noite da quinta-feira 7.
A Medalha 'Desembargador Hélio Costa', instituída pela Resolução nº 296/1995 é outorgada bienalmente nas comarcas do Estado de Minas Gerais a pessoas que prestem ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário. O decano dos advogados em militância na cidade, Dr. Jamil, cumpre com sobra esses requisitos.
Prestigiando a homenagem ao decano Jamil Salim Leme, as autoridades, membros da Comissão que elege o homenageado: o representante do Ministério Público, José do Egito de Castro & Souza; presidente da 116ª Subseção da OAB/NG, Caires Lincoln Mateus Borges; prefeito Wesley De Santi de Melo e o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, demais autoridades locais, advogados, familiares e amigos do homenageado.
Poder Judiciário homenageia Jamil Leme
A juíza Ivana Fidelis Silveira ao saudar o advogado citou situações do dia a dia de Jamil no fórum, como esta: “Há poucos dias, encontramo-nos, o homenageado e eu, nas escadas que conduzem ao segundo andar deste prédio e ele, como sempre esbanjando alegria e simpatia, me disse que era o advogado que mais havia trilhado por este fórum”, relatou, completando com resposta ao decano: “Sei disto, aliás, muitos o sabem! E é exatamente por termos ciência da sua honrada lida como advogado, é que foi escolhido, por unanimidade para receber esta homenagem”.
Ivana ressaltou ainda: “Ao entregar em suas mãos esta honraria, rogo a Deus, que tudo vê, que te cumule de sabedoria, indispensável ao êxito de sua missão, inspiração e proteção para seus familiares e amigos, para que seu futuro seja pleno de sucessos, lembrado e respeitado pelas gerações futuras que vão de trilhar pelos mesmos caminhos. Certamente, guerreiro que é, experimentou e experimenta, a justa alegria de quem, pacificado, pode lembrar o passado, sem sentir vergonha ou remorso. Esta singela homenagem é justa, portanto, receba-, o senhor e seus familiares, como expressão do reconhecimento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais , desta Comarca e de seus pares, como corolário de sua exitosa trajetória”.
Também discursaram, exaltando o homenagaeado, o prefeito Wesley De Santi de Melo, o promotor José do Egito de Castro Souza e, em nome da 116ª Subseção da OAB, o presidente Caires Lincoln Mateus Borges, que entregou-lhe uma placa de prata, destacando: “Essa honrosa Medalha que lhe é outorgada nesta noite, pelo Poder Judiciário, Medalha “Desembargador Hélio Costa”, é conferida àqueles que prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário e contribuíram para a realização da Justiça. É mérito seu, Dr. Jamil. É na verdade o justo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, com muito estudo, com ética, dedicação e amor ao exercício da profissão”.
“... Jamais pensamos pudéssemos um dia merecer esta altíssima homenagem...”
Jamil Salim Leme, marcado pela emoção, agradeceu a homenagem. “Nos mais ambiciosos sonhos, nas nossas mais fantasiosas elucubrações, jamais pensamos pudéssemos um dia merecer esta altíssima homenagem, a Medalha 'Desembargador Hélio Costa'. Pela sua espontaneidade e sinceridade, por partir de pessoas que nos são mais caras, por emanar da MMª Juíza de Direito, do eminente Promotor de Justiça, do Exmo Prefeito Municipal e de nosso notável Presidente a 116ª subseção da OAB/MG, excelentes amigos e colegas, esta homenagem é para nós mais valiosa que o mais alto e destacado cargo, mais preciosa que as maiores riquezas...”, agradeceu, com uma lição aos jovens advogados, recomendando-lhes: Lutar sempre!... Vencer talvez!... Desistir jamais!... Não se esquecendo de que advogado é como cachaça: quanto mais velho, melhor”, brincou, levando riso ao público.