Sacramento se viu visitada no último final de semana com uma leva de 30 jovens estrangeiros de 20 países de três continentes. Eles são interactianos, que fazem parte do Interact Club de suas cidades, participando do programa de intercâmbio cultural mundo a fora. Todos eles foram recebidos por famílias rotarianas das cidades que fazem parte do Distrito 4770, que engloba o Triângulo, Alto Parabaíba e Sul de Goiás.
A programação na cidade, constou de uma recepção e apresentação aos interactianos da cidade, um tour com visita à Gruta dos Palhares e a Peirópolis, momentos de troca de experiências e uma confraternização natalina na noite do sábado, animado com música e o tradicional 'Amigo Secreto', algo inédito para a maioria.
Os jovens estiveram acompanhados dos monitores de Araxá, Suely Maria Rosa e Mário Morais Marques, responsável (shermann) pelos intercâmbios no Distrito.
“- Minha função é a de captar vagas para o intercâmbio, treinar, receber, enviar jovens e promover a interação como essa aqui hoje em Sacramento. Enfim, somos o responsável por todo o processo no que se refere ao intercâmbio de jovens”, explica Mário, esclarecendo o objetivo da visita à cidade.
“- Vimos para homenagear a Sarah Soares Abrão, que é a oficiala de intercâmbio na cidade e a presidenta Jane Martins, que integraram Sacramento novamente ao projeto de intercâmbio depois de longo tempo ausente. Hoje estamos com quatro intercambiários, que vão sair daqui”, revela mais Mário, destacando que a vinda a Sacramento foi devido à expectativa criada pelos intercambiários.
‘‘- Esse grupo ouviu muito falar de Sacramento, principalmente por parte do Rafael Crema e isso criou uma expectativa, que levou ao interesse de visitarem a cidade. E esse é o papel deles, são os embaixadores, eles vão pra outros lugares e já estão divulgando a cidade”, revelou.
Suely Maria, já fazendo uma avaliação da visita, durante a confraternização de Natal, no Recanto Prof. José Silveira, no último sábado 16, disse ao ET, que a resposta foi muito positiva.
“- Foi para todos a consolidação de uma expectativa muito positiva, uma troca de cultura, de experiências e amizade. Todos eles, visitantes e interactianos que os receberam, passaram por um crescimento muito grande, porque além de ser um momento de unidade, vão se conhecendo. Há uma troca de experiências muito grande, porque a maioria fala inglês, então vão trocando informações sobre culturas de cada país. Essa visita é de suma importância para os jovens sacramentanos, porque desperta em todos o interesse para intercâmbio”, avaliou.
Jane Araújo Ferreira Martins, presidenta do Rotary, acompanhando de perto a estada dos jovens em Sacramento, inclusive hospedando três jovens, de Taiwan, México e Índia, também faz uma avaliação positiva.
“- Foi uma experiência inédita, muito boa, com muita interação. É perceptível que estão muito felizes. É de fato uma experiência única de convivência, de troca de ideias e de costumes”, reconheceu, informando que, das provas de Língua Portuguesa, que são obrigados a fazer, a última foi realizada em Sacramento.
Falando em nome do grupo, a norte-americana Lean Burke 17 e a indiana Riddmi Vichare 19, confirmaram a importância do intercâmbio para a troca de experiências, conhecimento dos costumes e cultura do país, além de aprender um novo idioma. “Conheço dois amigos aqui e sempre me falaram bem do Brasil e de fato tinham razão, estou gostando muito”, disse Riddmi.