Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fabricação de queijo começa na família Leite há 73 anos

Edição nº 1575 - 16 de junho de 2017

Cândido Clementino Leite, pai de Marly e tio de Joel, revela que a história do queijo Super Ouro começou na década de 40. “Lá pelos idos de1940,  na época da guerra, houve uma crise muito grande, a situação ficou complicada e aí para a sua própria sobrevivência os produtores de leite da região da serra da Canastra, desenvolveram essa técnica mais moderna de fazer queijo com o leite cru. 

De acordo com Clementino, seu avô paterno, Clementino Leite, e materno, Cândido Mendonça foram os pioneiros na fabricação desse queijo, que veio passando de pais para filhos. “Meus pais Abelardo Leite e Bárbara Cândida deram continuidade, passando para nós os filhos. Eu e meus irmãos passamos para nossos filhos e eles, agora, já estão ensinando seus filhos, completando a 5ª geração, que veio sempre aprimorando.  Cada geração veio aprimorando”, afirma detalhando a família. 

“- E essa herança não vem só da família Leite, não. Do lado da minha esposa, Marta,  também vem a herança através do seu avô Nicolau e seus pais, Olavo e Dona Dolores, que eram da Serra da Canastra e  também famílias tradicionais queijeiros.  Do lado do Joel, meu sobrinho genro há a herança do pai dele, Valtercides Leite, e da mãe, Aparecida. E cada um com sua técnica, veio apurando  e deu esse queijo”, afirma e completa:  “Eu fico muito feliz e gratificado por ver os descendentes com a mesma atividade; e esperamos que continue na família”.