Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Afonso Pena comemora 95 anos

Edição nº 1583 - 11 de Agosto de 2017

A Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior esteve em festa nessa sexta-feira  (11), em comemoração dos 95 anos de sua fundação em 15/08/1922. 

Para comemorar a data, a diretora Tânia Maria Moreno,  equipe administrativa, pedagógica e professores uniram a comemoração do Dia do Estudante à do aniversário da escola. “Reunimos nossos mais de 450 alunos para a comemoração do Dia do Estudante e o aniversário da escola, que foi resgatada no seu objetivo precípuo: atender às crianças sacramentanas”, revela completando que os alunos  fizeram um estudo da história da escola  e sua importância para Sacramento. “Vamos expor os trabalhos dos alunos, alusivos aos 95 anos da escola e a Sacramento,  mostrando a importância da nossa escola na história de Sacramento. Daqui saíram grandes profissionais, pessoas de bem. E 95 anos depois, a escola continua a escrever a sua história em Sacramento”.

As comemorações do aniversário da escola continuam na próxima semana, dias 18 e 19 com o encontro da família na escola

Diretora Tânia comemora a data com uma satisfação ímpar, destacando as melhorias no prédio com recursos estaduais, sujas obras estão prestes a serem concluídas.  A parte do prédio está concluída, agora restam os acertos finais e construção dos muros, sobretudo o da divisa da escola com o Sacramento Clube. O muro quebrou e precisa urgente ser reconstruído”. De acordo com Tânia a inauguração das reformas da escola está prevista para o mês de setembro, porém  a data,   depende da Secretaria da Educação do Estado. 


Relíquia resgatada na escola

A Escola Afonso Pena Guarda guarda uma relíquia, que segundo a diretora seria uma peça do altar de Santa Terezinha na Matriz de Sacramento nos tempos idos. 

De acordo com a diretora Tânia, a peça foi encontrada durante as reformas da escola. “Não sabemos como essa peça chegou aqui. Não há registro, a única coisa que comprova que ela está aqui há mais de 70 anos, são retratos de comemorações na escola, inclusive missas nas décadas de 30, 40, 50. Ela parece em várias fotos. Mas só a descobrimos agora,  numa casinha de entulhos que havia no fundo. A casinha caiu e a peça estava lá exposta  ao sol e chuva. Resgatamo-la, mandamos recuperar e de acordo com o dentista Dr. Ivan, devoto de Santa Terezinha, a peça é de uma das laterais do altar de Santa Terezinha na Matriz. Outras pessoas já vieram vê-la e dizem que numa das reformas da matriz, os altares dos santos foram retirados e muitas peças doadas a instituições e pessoas”, afirma. Tania, que  completa ainda que para dirimir quaisquer dúvidas e problemas futuros, a escola legalizou o painel histórico com parte do patrimônio da escola”.