O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, com outros 11 prefeitos da região, recebeu na segunda-feira 13, representantes do Ministério do Planejamento e da Caixa Econômica Federal para tratar do processo de desenvolvimento do projeto-piloto de parceria público-privada (PPP) do Governo Federal, para destinação de resíduos sólidos.
A partir de agora, o trabalho envolverá a modelagem econômica e financeira, estudos de viabilidade técnica, a modelagem jurídica, o auxílio na montagem do edital e consulta pública. Durante o período de 12 meses as prefeituras contarão com todo o auxílio dos consultores do Ministério do Planejamento e da Caixa para a montagem dos estudos.
O prefeito Paulo Piau avaliou que o encontro foi positivo. “É um projeto importante que tem fundo garantidor do Governo Federal com os estudos e projetos, sem custos aos municípios. Portanto a gente sai na frente para criar um modelo para o resto do país e esperamos a contrapartida, que são os recursos e investimentos que vêm da iniciativa privada para resolver um problema tão sério como o resíduo sólido”, explica o prefeito de Uberaba.
De acordo com o diretor do Departamento de Infraestrutura Social e Urbana, do Ministério do Planejamento, Manoel Renato Machado Filho, as obras serão realizadas pelos municípios através do mecanismo de cooperação federativa em parceria com o setor privado e mediante concessões públicas. Após o detalhamento do diagnóstico, segundo ele, a expectativa é que, a contratação dos serviços possa ocorrer ainda em 2018.
Além de Uberaba, estiveram presentes prefeitos e representantes de Pirajuba, Conceição das Alagoas, Sacramento, Veríssimo, Delta, Planura, Campo Florido, Comendador Gomes, Santa Juliana, Conquista e Fronteira. (Fonte: Amvale)