Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Edidany Barbosa e Prefeitura lançam oficialmente a 36ª Expogal

Edição nº 1577 - 30 de Junho de 2017

A empresa Edidany Barbosa Rodeio Show e a Prefeitura de Sacramento fizeram o lançamento oficial da 36ª Exposição de Gado Leiteiro (Expogal) com um jantar que reuniu empresários e imprensa no Curral Eventos, na noite da última sexta-feira 23, sob a chancela musical de  Adilson e Edin Violeiro.

Primeiro evento comemorativo também do aniversário da cidade, do novo governo de Wesley De Santi, vem com mudança, volta a ser realizado em agosto, de 23 a 27, coincidindo com a semana que marca o 197º aniversário da cidade, dia 24. Na programação revelada ao público pelo empresário, as atrações previstas são estas: shows das duplas, Bruno e Barreto com abertura do Rodeio; dia 24 (aniversário da cidade) com portões abertos ao público para o show da Banda Paquá. E mais dois grandes shows nos dias seguintes,  Gino e Geno e Cristian e Ralf. O encerramento no domingo 27 fica com show d'Os Truta da Viola, e final do Rodeio. 

O anúncio oficial feito com uma antecedência de 60 dias tem uma razão, conforme explica o empresário Edidany. “A Expogal desse ano quer levar, além de rodeios e shows, o produtor rural e empresas para dentro do parque. E essa reunião marca o lançamento  oficial do evento, para termos um primeiro contato com os empresários e imprensa, para apresentarmos  um plano de mídia,  a exemplo do que fazemos noutras cidades,  isto é,  colocar a sociedade em parceria no evento”. 

De acordo com Edidany, a empresa precisa de receita para pagar o custo do evento, além da contrapartida do município. “Temos uma contrapartida do município no valor de R$ 260 mil, que propicia um custo acessível nos ingressos, temos também  a portaria e a praça de alimentação, mas precisamos de um  complemento de receita que vem de patrocinadores”, justificou.

A respeito da mão de obra empregada na realização da Expogal, informou o empresário que a maior parte é sacramentana. “Praticamente, toda a mão de obra é da cidade, na portaria, na praça de alimentação, os organizadores do rodeio, locutores  são de Sacramento, bem como alguns peões, nesse período vamos dar trabalho a muitos sacramentanos”, afirmou.

Prefeito antecipa licitação para faciliar planejamento 
Falando ao ET, o prefeito Wesley De Santi de Melo (Baguá) justificou o lançamento feito a dois meses do evento. “Não queremos deixar as coisas para última hora, por isso abrimos a licitação antecipadamente, para um melhor planejamento. Tem falhas? Tem, sempre tem alguma coisa, mas nossa intenção é minimizá-las ao máximo”, explicou, justificando também a terceirização do evento.
“- Antes, a prefeitura bancava toda a Expogal, hoje não. Em virtude da crise porque passamos, a Prefeitura entra com uma parte e a empresa vencedora, banca o restante e realiza o evento com a participação também de empresas da cidade, conforme explicou Eldidany. O que eu considero muito bom para o público e para o comércio, a cidade tem retorno disso”, avaliou.
Exemplificando, Baguá citou a realização de uma das etapas da Copa Triângulo de Mountain Bike, que será realizada em julho. “Fiquei sabendo que todas as vagas em hotéis da cidade estão reservadas. A partir desse encontro de hoje, a empresa Edidany Barbosa Rodeio Show vai elaborar um plano de mídia e buscar parcerias com empresários da cidade para bancar o evento, que terá mais que shows, rodeio e torneio leiteiro. Ela terá a presença do produtor, do comércio e empresas locais”, explica. 
Para João Paulo Zago, presidente da ACE/Sacramento, a iniciativa é muito boa. “Um evento como este vai movimentar o comércio local, as pessoas vão estar comprando, que seja uma bota, uma maquiagem, enfim qualquer coisa para estar na Expogal é retorno, injeta  dinheiro. Quanto mais eventos a cidade tiver, melhor”, afirma, completando: “Às vezes um empresário acha que ele  nada tem a ver com a exposição, pode não ter mesmo, mas o dinheiro que entrará para outro empresário pode ser gasto com aquele que nada tem a ver, é um círculo. Sacramento é uma cidade tem um potencial turístico e comercial  enorme e isso tem que ser explorado e uma das formas de explorar é através de eventos”.