Uma missa em ação de graças, na catedral metropolitana de Uberaba, nesta sexta-feira 29, marca as comemorações dos 110 anos da Diocese, criada e instalada em 20 de setembro de 1907, a pedido de Dom Eduardo Duarte Silva, em 1902, quando chegou ao Triângulo, vindo de Goiás. Dom Eduardo foi o primeiro bispo da diocese, empossado em 24 de maio de 1908, permanecendo até 1923. A antiga igreja da Adoração Perpétua foi a primeira catedral da diocese, em 1907.
A diocese de Uberaba foi elevada a arquidiocese, 55 anos depois, em 1962, e como província, abrange as dioceses de Uberaba, Patos de Minas, Uberlândia e Ituiutaba. A Arquidiocese que tem como patrono o Sagrado Coração de Jesus, conta com 64 paróquias, em 20 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; mais de 80 padres e aproximadamente 40 diáconos permanentes.
Dom Paulo Mendes Peixoto, o oitavo bispo a conduzir a arquidiocese, preside a missa que será concelebrada pelos padres, Saulo Emílio, Valmir Ribeiro e Fábio Meira e terá a presença e participação do clero e representantes de todas as pastorais e movimentos das cidades.