Neste sábado 13, todas as unidades básicas de saúde da cidade estão abertas para o o 'Dia D da Vacinação', a partir das 8h até as 17h, para a vacinação contra o vírus influenza, popularmente conhecido por gripe.
O secretaria informa que a vacinação neste Dia D é destinada aos grupos prioritários: professores das escolas públicas e privadas; crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias; trabalhadores da saúde; indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas; presos e funcionários do sistema prisional.
De acordo com o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, a adesão à campanha, que começou em abril, é considerada baixa. “Em Sacramento, conforme dados do Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas 7.727 pessoas (público alvo), mas até agora, menos de 40% do total foram vacinadas”, informou o secretário.
Para o médico pediatra, Francisco Olívio Bereta, é muito importante que todos tomem a vacina, e o quanto antes melhor. “Considerando que a vacina leva em torno de 15 dias para conferir imunidade, as pessoas precisam se adiantar para estarem preparadas para o período de maior circulação dos vírus influenza. Deveremos registrar um aumento ainda maior na circulação do vírus e, consequentemente, do número de casos de gripe nos próximos meses”, alerta o pediatra, coordenador da Academia Viva no município.
A campanha de vacinação vai até 26 de maio e a meta é vacinar 90% da população-alvo.