Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Designação de servidores de escolas começa neste sábado

Edição nº 1601 - 15 de Dezembro de 2017

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou o cronograma do processo de designação para o exercício de função pública na Rede Estadual de Educação Básica em 2018. Os primeiros a serem designados serão os auxiliares de serviços gerais, já neste sábado 16, na EE Cel. José Afonso de Almeida, com vigência a partir de 1º de fevereiro de 2018. 

Já a escolha de vagas na designação on-line, será feita no período de 18 a 21 de janeiro de 2018, para os demais cargos da rede escolar. O resultado da primeira rodada de atribuição de vagas na designação on-line será divulgado no dia 27/01/18.

 As listagens classificatórias das 1.354.237 inscrições, que serão utilizadas tanto para as designações presenciais quanto para as designações on-line, estão disponíveis para consulta no site www.designaeducacao.mg.gov.br.

A Inspetora de Ensino Marileia Abadia Alves Martins (foto), que responde pelas escolas de Sacramento e Conquista, em entrevista ao ET, esclarece sobre o processo de designação dos Auxiliares de Serviços (ASB) neste sábado, na EE Coronel José Afonso de Almeida.

“- O processo de designação dos auxiliares de serviços foi antecipado este ano e será neste sábado16, na Escola Coronel. Já fizemos reunião de planejamento com os diretores para agilizar o processo, mas como são poucas as vagas, por enquanto, pouco mais de 50, o processo deve ocorrer com tranquilidade”, comentou a inspetora, mais preocupada com as designações via internet. 

“- A partir do dia 18 de janeiro, começarão as designações online para os demais cargos e aí é que vamos ver se vai dar certo”, pondera, detalhando o procedimento: “Como a classificação já foi divulgada, com a listagem em mãos, o servidor vai entrar no sistema e escolher a escola onde gostaria de trabalhar. O próprio sistema avisa o servidor para comparecer na escola levando os documentos para comprovação. É claro que aqueles com classificação melhor têm melhores chances”, avalia.

Para a designação dos demais cargos, são obedecidos os seguintes critérios:   concursado para o município; concursado para outro município; listagem geral do município com habilitação e listagem geral do município dos não habilitados. 

A inspetora não concorda com uma das novidades introduzidas este ano, a de que o professor habilitado, não inscrito, perde o direito sobre o não habilitado inscrito. “O critério passa por cima da principal exigência para se inscrever na carreira de professor, a habilitação. É um procedimento injusto, estudar pra quê, então?”, pergunta.