A Câmara Municipal de Sacramento (CMS) realizou sessão solene e especial, nessa quinta-feira 21para a entrega de Título de Cidadão Honorário de Sacramento, Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Clemente Vieira de Araújo e Diploma de Honra ao Mérito Vera Lúcia Gomide a 27 ilustres pessoas que prestaram e ainda prestam relevantes serviços ao município. A cerimônia presidida pelo vereador presidente Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, os deputados, federal Heli Tarquínio e, estadual, João Bosco, familiares dos homenageados e convidados.
A mais importante honraria do poder Legislativo, o título honorífico de cidadania é entregue àquelas pessoas que adotam a cidade como sua terra natal, aqui se instalam, normalmente constituem família e trabalham em prol de seu progresso e desenvolvimento, dentro de suas respectivas atividades profissionais.
A Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Clemente Vieira de Araújo é um reconhecimento da Câmara Municipal e destinada aos cidadãos sacramentanos, ou não, mas que tenham prestado um significativo e reconhecido trabalho ao município.
A terceira homenagem, o Diploma de Honra ao Mérito, exclusivamente entregue aos funcionários município, da ativa ou aposentados, foi entregue aos que cumpriram, na sua função de Servidor Público públicos da Prefeitura, um serviço competente e exemplar, demonstrando ética e responsabilidade com a coisa pública. Foi, enfim, um exemplo de servidor.
Foram estes os agraciados pelos vereadores, que indicaram, cada um, três nomes para serem agraciados com as honrarias.
Titulo de Cidadania Honorária
Cândida Costa Ribeiro Santos
Deputado Federal Júlio Delgado
Gilmar Pagnan
Hélio Batista Júnior
Manuel de Oliveira Mesquita
Marcelo de Paula
Paulo Henrique João
Rivair Viana de Assis
Wanderlei Oliveira Camargos
Deputado Estadual Hely Tarquínio (Título outorgado em2016.
Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Clemente Vieira de Araujo
Adari Marida da Aparecida Oliveira
Agenor Rosa de Freitas
Deputado Estadual João Bosco
Dr. Diogo Cassiano Rodrigues
Gercino Elias dos Santos
Ismar Magnabosco
Maria Concebida Mateus Borges
Maurílio Juvêncio Bizinoto
Paulo Sérgio Cândido
Diploma de Honra ao Mérito Vera Lúcia Gomide
Agenor Natal Rosa
Ana Claudia Cândido
Anísio Eliseu da Costa,
Carlos Donizete Cândido
Conceição Ap. dos Santos
Donato Ferreira Júnior
João Cassimiro
Valdair Cândida Silva
Valminor Vicente
Quem são os novos cidadãos sacramentanos
Cândida Costa Ribeiro Santos, mineira de Monte Carmelo, chegou a Sacramento em setembro de 1970, como chefe da Administração Fazendária (AF), permanecendo na função até 1989, quando foi transferida para Uberlândia na função de supervisora, onde se aposentou em 1994. Aposentada, Cândida e o marido João Luiz, que tiveram três filhas e cinco netos, retornaram a Sacramento para a fazenda Aldeia, de propriedade da família.
Deputado Federal Júlio Delgado, natural de Juiz de Fora (MG), exerce a quinta legislatura como Deputado Federal, eleito pela primeira vez em 2002, mas antes, exerceu cargos no Governo do Estado, como Secretário de Trabalho e Assistência Social, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança. No Congresso Nacional é membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, desde 2003. Em 2015, recebeu o Prêmio Congresso em Foco, dado aos melhores deputados de cada ano.
Gilmar Pagnan, natural de Franca (SP), concluiu o curso de Formação de Soldados da PMMG em 1995, chegando a Sacramento em setembro de 1996. Em 2002 foi transferido para o 4º Grupo de Policia de Meio Ambiente de Sacramento, função que ocupa até os dias atuais, porém com novas patentes: em 2007, por mérito se tornou Cabo Pagan e, em 2015 foi convocado para o Curso de Formação de Sargentos. Pagnan é casado com Adriana Ap. Farias Pagnan, pais de Bruno e Breno.
Manuel de Oliveira Mesquita, nascido em Pedro II, no Piauí, se mudou para Sacramento em 1998, depois de residir a trabalho nos estados do Rio de Janeiro e Pará, e em Uberaba, de onde saiu para Sacramento. Aqui trabalhou por mais de sete anos como operador de máquina pesada, até que montou seu próprio negocio na cidade. Manuel é casado com Maria Ceci de Oliveira, pais de dois filhos, Lemes e Leila, e avô de quatro netos.
* Marcelo de Paula, nascido na zona rural de Guaíra (SP), após concluir o curso técnico de Radialista pelo Senac de Barretos, conquistou o seu DRT como Radialista e Técnico de Rádio e, em 1997. Saiu em busca de novos horizontes e seu foco sempre foi a locução, passando a locutor oficial do Grupo Zema. Chegou a Sacramento em 2004 e aqui conheceu a esposa Cleide Cristina Ribeiro. Em 2012, Marcelo concluiu o curso de Jornalismo na Unifran.
Paulo Henrique João, nascido em São Paulo, mudou-se para Jardinópolis ainda criança e iniciou no trabalho muito jovem, ao lado do pai no ramo da fruticultura, especialmente abacate. Em 1993, chegou a Sacramento, fixando-se na região de Sete Voltas, onde administra dez propriedades, suas e arrendadas, em parceria com outros proprietários, onde produz abacate, manga, mexerica e laranja, gerando emprego e renda na região. João Paulo figura como um dos maiores produtores de abacate do país.
Rivair Viana de Assis, natural de Ortigueira (PR), depois de exercer diversas funções no estado natal, uma delas na Klabin, empresa onde se aposentou, em 2003, veio para Sacramento. Graças a sua experiência em montagem industrial, abriu na cidade, em 2013, a empresa Metalúrgica Assistex, empresa 100% sacramentana, que emprega 40 funcionários. Rivair é casado com a sacramentana Jorcelane Aparecida dos Santos e juntos prestam relevantes serviços na cidade.
* Wanderlei Oliveira Camargos, nascido em Carmo do Cajuru, distrito de Divinópolis (MG), chegou a Sacramento ainda criança e começou cedo a trabalhar. Em 1997, aprovado em concurso, assumiu a função de mecânico na Prefeitura de onde se afastou em 2008 depois de um acidente, até se aposentar. Em 2009, foi eleito presidente do Sindicato dos Servidores Municipal e 2011, diretor regional da Federação dos Servidores. Casado com Sandra Cristina da Silva, o casal tem três filhas.
Deputado Estadual Hely Tarquínio, médico, natural de Uberaba e radicado em Patos de Minas, está na política desde 1991, ocupando neste quadriênio seu sexto mandato sempre Partido Verde (PV). Foi secretário de Saúde do Estado de Minas (2003/06). Na Assembleia, já fez parte de várias comissões, incluindo a mesa diretora onde foi vice-presidente. É autor de várias leis aprovadas em plenário, uma delas a atual Lei dos Consórcios Intermunicipais de Saúde.
Foi o deputado Hely Tarquínio quem falou em nome dos homenageados. Recordando a história do município, o deputado ressaltou o valor da democracia representada na cidade e no Estado pelo poder Legislativo e o papel do deputado como político.
O presidente da casa, Pedro Teodoro, encerrou a cerimônia, destacando: “Hoje, ao reconhecer em vida o valor de cada um, nada mais estamos fazendo que exercitar a virtude da gratidão, sentimento nobre e essencial às pessoas de bem e à sociedade que clama por justiça. Pessoas como vocês, que fazem de suas histórias de vida exemplos de ética, de trabalho e de amor ao próximo, precisam ser valorizadas pelo bem incomensurável que trazem à sociedade, servindo de inspiração a todos, mormente aos jovens”.