Leomar Antunes Alves e Thiago Jerônimo (Academia Ativa), depois de cinco anos longe das maratonas na cidade, estão de volta este ano com a quarta edição da Maratona Mountain Bike Ricardo Cordeiro, em setembro próximo. Bastante otimista, Leo informa que, mesmo estando assegurada por lei e integrando o calendário dos eventos oficiais turísticos esportivos da cidade, não receberam apoio.
“- A Prefeitura entra com pouca coisa, mas são importantes como uma ambulância por conta, representantes para fiscalizar a prova, alvarás, apoio da Polícia Militar, além de todo nosso pessoal envolvido, enfim, uma estrutura grande. Os fiscais são das federações Mineira e Paulista de Mountain Bike, pessoas credenciadas e tudo isso gera custo e a exigência da estrutura adequada é grande”, destaca, acrescentando que a prova em Sacramento ainda é amadora, mas tem uma boa premiação, o que atrai atletas de alto nível, de várias cidades da região”, justifica.
Com esse retorno da Maratona, Leo e Thiago pretendem estruturar o evento de maneira que não seja mais interrompido. “Nosso objetivo é que nos tornemos independentes, de modo que, se futuramente faltar o apoio do poder público, possamos realizar o evento, normalmente, como uma marca para Sacramento, pelo alto número de atletas e admiradores da Mountain Bike. Dos cinco ciclistas da cidade que participaram da primeira maratona, hoje são 200. Então, a cidade aceitou muito bem o esporte e cresceu, mesmo permanecendo ausente nesses cinco anos. E esse foi o grande incentivo para que retomássemos com o evento” - ressalta.
Léo e Tiago têm grandes expectativas da participação de um número expressivo de ciclistas. “Só em Sacramento devem ser uns 200 ciclistas nos grupos, Galera Fit, Saia de Bike e Galera do Pedal, com quem já conversei e recebi todo o apoio. E esperamos a participação de todos. Nos três primeiros eventos tivemos a participação de atletas da região, muitos deles atletas consagrados, como o Monobloco, campeão da Copa Internacional; o Arara, campeão brasileiro da prova Contra-Relógio, dentre outros”.
Mas antes da maratona, os organizadores vão realizar outros eventos, iniciando em março com uma Clínica de Bike e Nutrição, ministrada pelo professor de Educação Física Weslley Silva Fonseca.
A Maratona Mountain Bike de Sacramento tem como patrono, o médico sacraentano, Ricardo Rezende Cordeiro, ciclista radicado em Araraquara, que, na amanhã do dia 7 de junho de 2011, morreu atropelado na rodovia Washington Luiz (SP-310), durante um pedal.