Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade tem novo Defensor Público

Edição nº 1593 - 20 de Outubro de 2017

Thiago Coutinho Yamane 32 é o novo Defensor Público da comarca. Natural de Birigui (SP), assumiu o cargo na última terça-feira 17 vindo de Belo Horizonte, onde atuava há dois anos. Em entrevista ao ET, simpático e atencioso, Thiago disse que assumia a função com a responsabilidade de alguém que quer prestar um serviço diferenciado e, na medida das possibilidades, um serviço eficiente. 

“- Estou aqui para somar com a população mais excluída, aquela assistida gratuitamente pelo Estado e que depende dos serviços da Defensoria Pública. E, ao mesmo tempo, colaborando com a classe jurídica da cidade, sem buscar nenhum tipo de conflito, pelo contrário, trabalhando pela pacificação”, ponderou. 

Dr. Thiago esclareceu que vai continuar atuando na área criminal, a exemplo do antigo Defensor, Beno Koatz. “Em relação ao serviço que a Defensoria Pública prestava, na pessoa do Dr. Breno, estaremos atuando da mesma forma, sem nenhum prejuízo para a comarca. Ademais, vou lutar para que a Comarca tenha a possibilidade futura de receber mais um Defensor para atender os processos da vara cível e demais necessidades que a comarca apresente”, observou.

Cumprimentado pelo repórter pelo resultado da pesquisa de satisfação e imagem da sociedade em relação às instituições públicas, que colocou no topo a Defensoria Pública, como a instituição mais importante para o país, seguida do Ministério Público e Polícia; assim como, no quesito, 'Confiança nas Instituições', só perdendo para as Forças Armadas, Thiago agradeceu e comentou:

“- Esse resultado demonstra que a população em geral aprova o trabalho da Defensoria Pública e penso que deva servir para exercer alguma forma de pressão junto aos poderes responsáveis, para que toda Comarca do país possa contar com ao menos um Defensor Público (conforme a Constituição Federal determina), visto que a instituição é sinônimo de melhoria geral para a comunidade, em especial, àquela mais carente e sem recursos, que usufrui de seus serviços”, finalizou.