Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade participa da campanha Maio Amarelo

Edição nº 1571 - 19 de Maio de 2017

Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha 'Maio Amarelo – Atenção pela vida' é um movimento internacional que atende às metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de acidentes de trânsito em todos os continentes até 2020. O seu objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito. 

No Brasil, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), coordena a campanha sugerindo aos integrantes da pasta e dos departamentos de trânsitos do país, assim como a todos que aderirem à campanha que usassem no lançamento da campanha, dia 2 último, roupas ou acessórios amarelos e, durante o mês, um laço amarelo, para reforçar a conscientização quanto aos altos índices de mortes e feridos no trânsito no País e no mundo.

A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.

Em Sacramento, a Secretaria de Saúde está apoiando a campanha. “As pessoas devem parar e refletir sobre todas as situações de risco em sua vida como a negligência quanto uma simples vacinação, necessidade de exercícios físicos, necessidade de uma alimentação saudável, combate ao tabagismo, combate ao estresse e a depressão e não somente nas questões de trânsito”, alertou o secretário de saúde, Reginaldo Afonso dos Santos.  

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), os acidentes de trânsito são responsáveis por uma das principais causas de internação e mortes no país, contribuindo para a diminuição da expectativa de vida da população. A proposta do movimento – ressalta o SUS - é evidenciar que as mortes precisam ser freadas e que cada um de nós, motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, somos responsáveis por mudar esse cenário.

O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013. A semana também é conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

“- A campanha se volta muito para esse lado do educativo, buscando conscientizar a população, o motorista, o motociclista e o pedestre, da importância da sua atenção no trânsito. A imprudência é sim um dos fatores que faz com que a gente tenha que passar informações como essa para a população”, comentou Inácio Maciel, diretor do Denatran ao lançar a campanha.

A OMS – Organização Mundial de Saúde, em recente divulgação revelou que o Brasil ocupa o quarto lugar em número de acidentes de trânsito entre os países das américas, 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes. A OMS estima que o número de mortes no planeta até 2030 pode chegar a 1 milhão por ano.