Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cerca de 300 títulos poderão ser cancelados em Sacramento

Edição nº 1560 - 03 de Março de 2017

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a relação de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e que podem ter o título de eleitor cancelado. Na  lista, o número de eleitores faltosos é de 1.961.530. Em Sacramento, são 292 eleitores nessa situação.  Na região, Uberaba lidera o ranking com  2.904 eleitores que deixaram de regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral.

 Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, o maior número de eleitores faltosos foi registrado no Estado de São Paulo, onde 529.818 títulos podem ser cancelados. No Rio de Janeiro, são 261.335 eleitores e, em Minas Gerais, o número chega a 175.020. 

A Justiça Eleitoral não expedirá nenhuma notificação ou envio de correspondência ao eleitor informando sobre a pendência no cadastro eleitoral. Os eleitores que estão na relação de faltosos devem comparecer ao cartório eleitoral entre 2 de março e 2 de maio de 2017 para regularizar sua situação. O cidadão deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento. 

 O não-comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio deste ano. Vale lembrar que cada turno é considerado uma eleição.

Quem não  regularizar a situação, fica impedido de tomar posse em cargo público, obter passaporte ou carteira de identidade e pegar empréstimos federais ou estaduais, entre outras consequências.