Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Casa do Menor Rosa da Matta movimenta Sacramento nos seus 40 anos

Edição nº 1592 - 13 de Outubro de 2017

Mais uma festividade marcou os 40 anos de fundação da Casa do Menor Rosa da Matta. Um jantar festivo no Pacheco's Buffet, no último sábado, com duas atrações que agradaram muito o grande público presente: a Feijoada da Rosa e  Mesa de Boteco, abrilhantada com duas atrações, a dupla Bruno e Robson e a banda de pagodeiros Nó na Gota. Uma super-festa que se depender dos participantes pode repetir. 

Fundada no dia 1º de maio de 1977, as celebrações que marcam a data tiveram início no dia 4 de maio último, com a celebração de uma missa festiva, em memória e ação de graças ao seu ao idealizador e fundador, o missionário redentorista, Pe. Júlio Negrizzolo, então pároco da paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, e às congregações e irmãs que desde então vieram administrando a casa: Irmãs cabrinianas de Madre Cabrini, as primeiras a assumiram a casa e irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, que desde 1994 administram à instituição. Na intensão, também os diretores e, sobretudo, uma lembrança especial a Rosina da Matta e Silva, patrona da casa que doou o imóvel que abriga a creche.  Mês a mês foram várias atividades e eventos  alusivos aos 40 anos.

 

Um pouco da história...

A história da Casa do Menor Rosa da Matta, digamos, começoom u Rosina da Matta e Silva, católica fervorosa, de uma generosidade impar e  amante das crianças, que doou à Paróquia do Santíssimo Sacramento  a sua casa,  para que ali se tornasse um espaço  para acolhimento de crianças.  Destaque-se que a mesma casa abrigou os primeiros seminaristas, até a inauguração do Seminário do Santíssimo Redentor, em 1963, construído por Pe. Antônio Borges de Souza e que hoje abriga o Centro de Assistência Social, que leva o seu nome.

A Casa abriu suas portas administrada, primeiramente, pelas irmãs cabrinianas (Santa Madre Cabrini), a convite de padre Júlio Negrizzolo que aqui permaneceram por 17 anos. A partir de 1994, a direção passou às Irmãs   Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, que chegaram a Sacramento a  convite então pároco,  Padre José Inácio de Medeiros e  já se vão 23 anos da presença e do carisma das franciscanas na cidade. 

Além das irmãs que administram a entidade, há também uma diretoria executiva, composta por pessoas da sociedade, que realizam um valoroso trabalho em prol da entidade. A atual diretoria (biênio 2016/2018) é composta pelos membros: 

Ana Paula Rezende Souza (Presidente), José Francisco Bonfim (Vice presidente)

Anna Flávia Vieira e Almeida e Welida Edwirges Almeida de Oliveira (tesoureiras)

Daniella Cristina Rodrigues e Alessandro Alves Soares (Secretários), Gabriella de Oliveira Marques, Luciano Caetano de Souza e Sandoval Rodrigues de Oliveira (Conselheiros). 

As irmãs, sejam as Cabrinianas ou Franciscanas, auxiliadas pelas diretorias executivas, cada uma a seu tempo, foram e são total dedicação à Casa, que passou por grandes transformações na sua estrutura humana e pedagógica, sempre cumprindo as exigências da legislação para atender mais de 100 crianças  entre seis meses a seis anos. 

A atual diretoria tem como projetos instalação de câmeras em todas as dependências, para garantir maior segurança e acompanhamento e até o fim da gestão em 2018, a ampliação da quadra, a instalação de aquecimento solar, dentre outros. 

Por ser uma instituição filantrópica, a Casa do Menor Rosa da Matta sempre precisa de doações, sobretudo para a execução dos projetos propostos pela diretoria, para serem realizados até o final da gestão.