Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cartório de Registro de Imóveis de Sacramento tem novo titular

Edição nº 1592 - 13 de Outubro de 2017

O advogado Gabriel Pires é o novo registrador de imóveis do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Sacramento. O cargo estava vago desde a morte do saudoso José Armando Maluf.

Pires chegou a Sacramento no dia 16 de setembro, após tomar posse no Tribunal de Justiça em Belo Horizonte, mas só entrou em exercício no último dia 2 de outubro. Tão logo assumiu o cargo, uma das primeiras providências foi a mudança de local do Cartório, da rua Major Lima para a avenida Capitão Borges, um espaço mais amplo. 

“- Já havia sido avisado para a interina, Juliana Gabriela, que haveria aumento da equipe, mas para isso seria necessário primeiro buscar um espaço maior. Aceitamos esse desafio inicial de mudarmos a estrutura com as adequações necessárias, visando uma prestação melhor de serviço para Sacramento, com mais conforto para os usuários e agilidade no serviço, porque muitas vezes, o usuário vem precisando do serviço 'pra ontem'. Assim, para prestarmos um serviço mais célere, sem abrir  mão da segurança jurídica, tornou-se necessária a ampliação da equipe e, consequentemente, do espaço”, justificou. 

De acordo com o novo titular do cartório, para buscar eficiência, serão realizadas reuniões com as autoridades chefes dos três poderes, gerentes de bancos, topógrafos e representantes dos demais órgãos. “Essas reuniões serão importantes para agirmos em conjunto e podermos agilizar a prestação de serviços”, ressalta, destacando que os serviços são os mesmos, mas houve um crescimento, um aumento considerável na quantidade de serviços. 

“- O município é um lugar de forte aplicação agrária, houve aumento na produção agrícola, e a tendência é que ocorra cada vez mais  o aumento de financiamentos por parte de produtores rurais, que dependem de documentação dentro de prazos. E é com essa visão que estamos assumindo o cartório, precisamos de mais espaço e mais pessoas. Não estamos aumentando funcionários para aumentar a gama de serviços, mas para melhorar, dar segurança às partes e agilizar aquilo que é da nossa competência”, explicou. 

Gabriel Pires não despediu nenhum dos funcionários antigos do cartório. “A exceção de Silvânia, que se aposentou, continuam conosco a Roberta, Assis e Érica, profissionais com muitos anos de serviços e com larga experiência. Já Silvânia, oficial substituta, que por longos anos esteve apoiando a família Maluf, se aposentou, depois de uma carreira notável, tendo, entretanto, o filho assumido seu lugar. Ao todo, o Cartório conta hoje com oito servidores, incluindo o titular, mas chegará a dez”, informou.

Solteiro, Gabriel Pires 38 é natural de Visconde do Rio Branco, Zona da Mata, formando em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde ingressou aos 17 anos. Formado, atuou como professor em instituições privadas em Juiz de Fora e Ubá. Foi também  professor de pós graduação da Fundação Getúlio Vargas, no Rio e Janeiro (FGVRJ). Em 2009 retornou a Viçosa como professor de Direito Civil e coordenador da Faculdade de Direito da UFV, até que foi convidado a enfrentar o desafio de prestar concurso no TJMG.

“- A partir do momento que me propus a fazer o concurso, comecei a buscar informações na internet, me deparei com Sacramento e me vi encantado com a  Gruta dos Palhares e a história de Carolina Maria de Jesus, exemplo de busca, combate e denúncias às desigualdades sociais. Acho que o destino me trouxe pra cá, não por acaso”, revela, deixando sua mensagem aos sacramentanos. 

“- Quero que a sociedade acredite nesse processo de melhoria da prestação do serviço. Espero corresponder aos anseios dessa cidade que me recebeu de maneira exemplar e espero corresponder a esse calor humano que tenho visto nesses poucos dias na cidade, fazendo um serviço à altura”