A Cantina do Kontchaines está em novo endereço num moderno, amplo e confortável espaço, mas com a mesma qualidade de sempre dentro de sua especialidade, massas e trazendo novidades. E bem pertinho do antigo endereço, na rua Castro Alves, 50.
A história da Cantina do Kontchaines, que na verdade é o simpático Thiago Luiz Cintra Miguel 30, neto da Da. Mindinha e do Moicana, dois grandes cozinheiros, começou depois de uma experiência com o tio Raimundo, proprietário do Liro Chef e Liro Point, dois consagrados restaurantes em Uberlândia.
“- Eu trabalhava de soldador em oficina mecânica e resolvi ir para Uberlândia com meu tio, onde me iniciei na gastronomia, até então desconhecida para mim. De princípio, conhecia casas especializadas em refeições a la carte, self-service e churrascaria. Ouvia falar de macarrão na chapa, mas o prato de massas escolhidas na hora era novidade. O cliente monta o prato a seu gosto, escolhendo a massa e as guarnições junto ao cozinheiro”, explica.
Thiago permaneceu com o tio durante cinco anos, tempo de um curso de faculdade, e suficiente para um completo curso na arte e prática de cozinhar. “Eu não tinha uma função específica, de barman a operador de caixa e cozinheiro aprendi de tudo, trabalhando em ambos os restaurantes. Depois de quase cinco anos, foi preciso fazer uns cortes e ele me despediu. Depois me convidou para voltar, mas aí eu já tinha me decidido a montar meu próprio negócio em Sacramento, quando abri a Cantina do Kontchianes, em 2013”, resume.
A primeira cantina foi no antigo prédio da Canelone, na avenida Antonio Carlos. De lá, mudamos para a av. Cônego Julião Nunes, num cômodo pequeno que reformei, enquanto iniciávamos a construção do novo espaço, inaugurado no dia 28 de novembro”, revela.
O diferencial da Cantina
A nova cantina é ampla, moderna e confortável, com amplo salão, dois banheiros e com uma bem montada cozinha à vista dos fregueses, que podem acompanhar o trabalho de Kontchaines, que trabalha ao lado de outro cozinheiro.
“- Os pratos são montados ao gosto dos clientes, que podem acompanhar de perto a montagem, escolhendo as massas e as guarnições. Aliás, de cerca de mais ou menos 120 clientes fiéis às massas, Kontchaines sabe de cor o seu prato preferido. “Já vou montando o prato com o seu macarrão preferido, as guarnições... Uns não gostam de ervilha, outros de cebola, mais ou menos pimenta... e por aí vai”.
A Cantina do Kontchaines abre de terça a domingo a partir das 19h, mas tem projeto de abrir para almoço também, até porque passou a servir arroz e batata frita para atender clientes que, às vezes acompanhando a família, não comem macarrão. “E como é que fica esse cliente, esperando sem comer nada?” – pergunta, justificando o serviço com novos pratos à base de arroz, batata frita com queijo ou bacon e carnes.
Especialidades
Criativo, Thiago Kontchaines tem algumas exclusividades em sua cozinha, que estão, segundo ele, entre os pratos preferidos dos que frequentam a Cantina.
“- Nosso carro chefe é o Parmegiana ao Fettuccine ao alho e ao molho, é o que mais se vende. Uma criação exclusiva da casa é o Dueto Parmegiana com duas carnes, bovina ou frango e o Parmegiana a Tilápia, ambos com uma aceitação muito grande. Aliás, pesquisas apontam que o segmento de macarrão é um dos que mais cresce”.
A Cantina oferece também strogonoff de frango ou carne bovina, tudo acompanhado das bebidas tradicionais e uma novidade também exclusiva, a capirinha de cerveja, além de um gostoso som ambiente. Tudo com entregas em domicílio.
O nome 'Kontchianes'...
O apelido Kontchaines, que se tornou sua marca, explica Thiago, vem desde criança. “Quem me colocou esse apelido foi meu amigo, Antônio (Anjinho). A gente era criança e jogávamos bola aqui na Castro Alves. Nessa época havia uma bebida chamado Contini, embalada numa garrafinha redonda e como eu era gordinho, ele passou a me chamar de Kontchaines, e acabou pegando. Hoje, pra muita gente, se falar Thiago, não sabe que sou eu”.
Filho de Analice Cintra Miguel e de Mozair José Miguel, Thiago se sente realizado, mas ainda tem sonhos. “Estou feliz e realizado, mas a minha vontade é expandir, quem sabe abrir mais uma cantina na cidade e quem sabe fora de Sacramento. Já estou com um projeto na cabeça.