Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Caminhada e Corriteca em prol do Hospital de Amor

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Missão cumprida! - podem dizer os voluntários da Caminhada Passos Que Salvam que, conforme o previsto, foi realizada no domingo 26, sob fina chuva que caia pela cidade. Conforme a coordenadora Sarah Soares Abrão, a caminhada é realizada em todo o país no mesmo dia e horário, por isso não seria adiada, como ocorreu com a  Corriteca 2017, que só foi realizada nessa quarta-feira às 19h30, por conta das condições do campo de futebol da Praça de Esportes. “Muito molhado, poças d'água no gramado, não era seguro realizar a corriteca naquelas condições”, justificou Sarah, transferindo a prova.

 Em entrevista ao ET, a coordenadora salientou o que motiva os voluntários a participaram da caminhada e da corriteca. “O objetivo da caminhada é conscientizar a sociedade, as famílias sobre o câncer infatojuvenil, que acomete várias crianças no país. É um dos cânceres mais comuns na infância e que se não for tratado pode ser fatal. Muitas pessoas têm medo da doença, mas é importante que se diagnostique o quanto antes, porque quanto mais precoce for a descoberta, maior é a chance de cura”, afirma, lembrando o início do evento na cidade. 

“- Quem começou a caminhada na cidade foi a Adary Maria da Aparecida, a Adary da  Cristina Flores. Ela teve a iniciativa de começar a caminhada. Nos últimos dois anos eu prossegui, mas ela continua no grupo. Estamos todos fazendo um trabalho muito bonito e ainda ajuda a arrecadar fundos para as crianças do hospital. Isso para nos é uma alegria, porque estamos caminhando em prol de um bem maior. É muito gratificante”, reconhece Sarah, que esteve presente também na Corriteca para coordenar o evento.

 O secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, participou da caminhada, explica a participação da secretaria. “É uma campanha muito importante, que teve o apoio da secretaria na divulgação. Pena que a participação foi pequena, mas estamos firmes, apoiando essa iniciativa, que é muito importante”, afirmou, acrescentando informações sobre a turma do pedal, na tarde do dia 23, para alertar sobre a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP). 

“- Felizmente, as pessoas estão despertando para a promoção da saúde e isso é muito importante. Especialmente, quando ela nasce de uma participação voluntária, um  movimento totalmente democrático e voluntário, quer dizer, sem nenhum convite eles aderiram à causa e por isso o poder público tem que valorizar mais ainda”, comentou o secretário.  

Corriteca é realizada com sete duplas sorteadas
Por conta da intensa chuva na madrugada de sábado, horas antes da Corriteca 2017, que seria realizada no campo da Praça de Esportes, no último domingo 26, o evento foi transferido para o mesmo local nessa quarta-feira, às 19h. Devido a compromissos previamente agendados, sete atletas não puderam concorrer, levando a decisão por sorteio. 
O espírito esportivo dos atletas presentes cujo parceiro faltou, arranjou logo um voluntário disponível pelo simples gosto de participar, mesmo valendo o sorteio para efeito da premiação. 
Confira as corridas 
sorteadas: 
Corrida 1: ausência de Nelson.  Hélio Parado correu com Divininho, que venceu a disputa.  No sorteio deu Nelson.
Corrida 4: ausência de Ranério. No sorteio, venceu Lucimar. 
Corrida 8:  ausência de João Gabriel. Antonio disputou e venceu a corrida contra Igor. No sorteio, venceu João Gabriel. 
Corrida 13:  ausência Geovana Braceloti.  Fabiana Faria formou dupla com Lucimar que venceu. Mas no sorteio,  venceu Geovana.
Corrida 19: ausência de Fernando Tremendim.  Vetim formou dupla com Fabrício e perdeu, No sorteio venceu Fernando.
Corrida 21: ausência de Lincoln.  Rogerinho formou dupla com Adilson e terminaram empatados. No sorteio, valeu o empate. 
Confira o resultado final, de acordo com a seguinte legenda: o nome em negrito venceu a corrida; os dois nomes em negrito, empate (7 e 21).