Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Câmara homenageia mulheres pelo seu dia

Edição nº 1562 - 17 de Março de 2017

Noite de festa na Câmara Municipal de Sacramento, dia 17 último, para  a comemoração do Dia Internacional da Mulher, com a outorga da Moção de Congratulação  'Carolina Maria de Jesus' a  nove mulheres indicadas por cada um dos edis: Floricinda Garcia de Souza (Edmilson de Souza Peres); Irani Maria de Jesus (Maurício Alves Rodrigues); Lucília Nunes Aguiar Batista (Marcos dos Santos Pires); Malena Cristina Santana (Luiz  Devóz), Maria das Dores Faria (Henrique Spirandeli de Andrade); Maria de Fátima de Jesus Prado (Luster Fernandes); Minervina Souza de Resende (Leandro Roberto de Araújo); Nelcíria D´Arc Florêncio (Mateus Fonseca Bizinoto) e Ozana De Sant de Melo (Pedro Teodoro Rodrigues de Resende).  Na sua mensagem de abertura, o presidente Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende falou da importância da homenagem e de sua patrona, a escritora sacramentana, Carolina Maria de Jesus. “Todas as homenageadas têm um quê de Carolina, seja na coragem, na luta do dia a dia, na criação dos filhos, nas diversas profissões que desempenham ou desempenharam, enfim pela sua história de vida”, afirmou o vereador aos homenageadas que receberam da casa um exemplar do livro biográfico de Carolina, Diário de Bitita de Carolina Maria de Jesus. 

 

As homenageadas 

Floricinda Garcia de Souza – sacramentana, nascida na região de Pinheiros, num lar simples mas povoado de amor. Aos cinco anos ficou órfã de mãe e, aos  nove, teve seu primeiro emprego como  babá, o que a levou a iniciar os estudos mais tarde, quando veio morar na cidade. Em 1987 retornou à zona rural, onde iniciou a carreira como  professora, cargo que ocupou por  27 anos nas escolas municipais,  Prof. José Natálio e Luiz Magnabosco, na CIJU São Vicente de Paulo e, desde 2011, é cuidadora de idosos. Como voluntária, foi coordenadora da Associação Comunitária dos Pinheiros e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2003/2005).  Floricinda, que tem quatro filhos e duas netas, foi representada pela ex-aluna, Luciene Aparecida Messias. 

 

Irani Maria de Jesus é caçula entre 12 irmãos, todos nascidos em Sacramento, na fazenda do Bitu, cresceu na lida da roça e ao chegar à cidade, trazida pelo êxodo rural, fixou residência no Chafariz, onde conheceu e conviveu com antigos moradores do bairro, mas passou também um tempo em Uberaba. Retornando à cidade natal, Irani foi à luta, trabalhando na casa de Padre Saul e de outras famílias da cidade. Até que   resolveu trabalhar por conta, na reciclagem, serviço de fundamental importância para o meio ambiente. Garrafas pet e latas de alumínio são o carro chefe da sua coleta feita diariamente do centro da cidade ao bairro São Geraldo, onde reside, há mais de 20 anos, numa rotina que tem muito a ver com a escritora catadora de papel, Carolina Maria de Jesus. Irani tem uma filha, Mirtes. 

 

 Lucília Nunes Aguiar Batista é filha de Edson Nunes e Orvalina Martins a caçula de dez irmãos. Aqui nasceu e aqui fez os primeiros estudos até concluir o curso de Magistério, na Escola Coronel, e de História pela UniAraxá.  Desde os 15 anos, sempre trabalhou, iniciando na extinta Casa dos Presentes, passou por farmácias, até ingressar no magistério estadual, na EM Tancredo Neves, onde trabalhou por cinco anos. Em 1997, aprovada em concurso público na área de Saúde do município, ali permaneceu por quase quase 20 anos, na Secretaria de Saúde e na Santa  Casa, por oito anos, como funcionária cedida. Hoje, integra novamente,  o quadro da Secretaria.  Lucília é casada há 29 anos com Jorge Clemente.

 

 Malena Cristina Santana é uberabense, mas sua alma é sacramentana desde a adolescência. Órfã aos oito anos, foi morar com uma tia em Contagem, onde teve o primeiro emprego, cuidando de um idoso e onde desempenhou também outras atividades. Aos 16 anos, veio para a Sacramento, terra de sua família materna (Dona Tuta) para morar com a tia, Orfelina, e prosseguir os estudos  na Escola Coronel. Aos 19 anos, estava casada e mãe do primeiro filho, mas logo separou-se e mais uma vez foi à luta, trabalhando como entregadora de lanches e faxineira no Lar São Vicente de Paula, onde é hoje coordenadora/gestora. Em 2012, depois de vencer um câncer, formou-se em Assistência Social. Malena é casada com Gircélio Pereira, mãe de dois filhos, Danylo e Felipe. 

 

Maria das Dores Faria (Lica), nascida na cidade de Tapira,  cidade onde cresceu, se casou e viveu até meados dos anos 1970, quando ficou viúva de João Mateus de Faria aos 28 anos com três crianças, Lázaro Bento, Ângelo Mateus  e João, o mais velho com apenas seis anos  e grávida do quarto filho, Adriano. Sozinha para educar os filhos, com instrução elementar, foi à luta, trabalhando no serviço que aparecesse, para garantir o pão de cada dia. Em 1976, decidiu  mudar-se para Sacramento com as crianças, que educou  com esmero, retidão e honestidade. Pouco tempo depois, passou a trabalhar na EE Barão da Rifaina e ali fez história e se aposentou após 36 anos como Auxiliar de Serviços Gerais. Lica é avó de dez netos e dois bisnetos.

 

Maria de Fátima de Jesus Prado, sacramentana, é exemplo de mulher pelo seu trabalho em diversos segmentos da sociedade, no ramo comercial e empresarial. Hoje, destaca-se pelo voluntarismo e presença constante no movimento de auto e mútua ajuda, Amor Exigente, direcionado ao combate de drogas lícitas e ilícitas. Maria de Fátima  atua também como voluntária na entidade Belém Casa do Pão, sempre levando mais que o alimento material, mas também a formação espiritual. Maria de Fátima é casada com Luiz Antonio do Prado, pais de três filhos, que já lhe deram um neto e aguarda ansiosa a chegada de mais dois netos.

 

 Minervina Souza de Resende,  nascida  na Fazenda Juca e Bica, região do Desemboque, dona Minervina, a mais longeva das homenageadas, conta hoje com 84 anos e desde 1966 passou a morar na cidade, para cuidar da saúde do marido, Avercino Sebastião de Resende, e de seus cinco filhos pequenos, além da filha caçula ainda no ventre materno. Para criá-los, revelou-se uma mulher cheia de fibra. Foi trabalhar como lavadeira na Santa Casa,  onde depois de  seis anos, passou a trabalhar como  cozinheira por quinze anos. Viúva há 47 anos, Minervina  teve seis filhos: Bernardo Sebastião (falecido), Ivo Bernardo, Irani Maria (falecida), Jamil, Maria de Fátima e Marluce Aparecida, filhos que lhe deram sete netos e cinco bisnetos. Dona Minervina é aposentada.

 

Nelcíria D´Arc Florêncio sacramentana, filha de Antônio Florêncio e Geralda Rosa Florêncio, de saudosas memórias, fez e faz historia na educação. Formada em Pedagogia, pós-graduada em Supervisão Escolar e Didática do Magistério do 3º Grau. Na docência, lecionou nas Escolas Estaduais Sinhana Borges, Barão da Rifaina, Lia Salgado (Araxá), Cel. José Afonso de Almeida e Dr. Afonso Pena Júnior. Atualmente, com quarenta e quatro anos de experiência no Magistério recebeu com muita alegria o convite para assumir a Coordenação da Educação Integral da EE Coronel José Afonso de Almeida, sentindo-se orgulhosa e realizada por continuar fazendo parte da educação pública de Sacramento. 

 

Ozana De Sant de Melo sacramentana, a primogênita dos cinco filhos  de Mário De Santi e Sebastiana De Santi, nasceu na fazenda, onde viveu até os sete anos. Na cidade, iniciou e concluiu os estudos até o Magistério, quando foi trabalhar na EE Dr. Prado Lopes, em Conquista, de onde veio transferida para sua cidade natal, na EE Sinhana Borges e coordenadora do extinto Mobral.  Ao concluir Pedagogia, passou ao cargo de supervisora  na mesma escola e, depois, na Escola Coronel onde foi além de supervisora, também diretora e professora de Psicologia, Sociologia e Didática no Magistério até aposentar-se. Ozana é viúva de Anésio Gonçalves de Melo, com que teve os filhos Wesley (Baguá),  Wedler, Werner e Welka, e três netos.