José Claúdio Gomes Rosa (foto), presidente da Associação dos Produtores Rurais do Bananal, esteve na redação do ET para publicar um convite endereçado aos moradores da comunidade e região para se reunirem no povoado no próximo dia 23, com a finalidade de, juntos, discutirem o encerramento das atividades da associação.
De acordo com José Cláudio, a associação aos poucos vem perdendo o seu valor e força junto ao poder público, que não têm dado atenção àquela região. “Há nove anos, reivindicamos apoio e melhorias na comunidade e região e nunca fomos atendidos. Com isso o povo, em especial os associados, perderam o interesse e o entusiasmo”, justifica, citando por exemplo, que há vários anos os moradores vêm pedindo à Prefeitura para trocar dois mata-burros estragados na entrada do povoado e e nunca foram atendidos.
“- São mata-burros de ferro e estão quebrados, foram remendados com pedaços de madeira por gente de lá mesmo e eles são perigosos, temos que passar de carro com muita cautela. Já cansamos. Associação pra quê, então? Eu não vou continuar e ninguém quer assumir, então o pessoal deu ideia pra gente acabar com a associação”, justifica, informando que procurou o jornal para tornar pública a decisão, porque tem gente que não mora lá.
Outra reivindicação da comunidade, também feita há vários anos é com relação à manutenção permanente das estradas vicinais e dos 'galhos' das fazendas. “Eles só arrumam as estradas na época das festas. No governo anterior não fizeram nenhuma estrada de fazenda, os 'galhos', como eles chamam, e essas estradas estão muito ruins. Tiramos leite, não tem como os caminhões chegarem, porque atolam, encravam e isso é prejuízo”, reclama citando também a falta de remédios.
“- Faltam remédios no Postinho de Saúde, que é, praticamente, o que temos lá, porque a escola e a quadra, construídas em 1990, acabaram, por falta de manutenção há quase 20 anos. A escola foi fechada no governo passado, os alunos foram levados para Quenta Sol, o prédio ficou lá abandonado. E a quadra também acabou por falta de manutenção. O posto foi inaugurado em 1993, mas nunca recebeu uma pintura sequer. Vivemos ali numa situação de abandono e não é de hoje, isso já vem há nove anos”, reclamou.
No povoado do Bananal, que a partir do governo anterior, passou a bairro da cidade, para facilitar a captação de recursos, funciona a 36ª seção eleitoral. Na eleição de 2012, votaram 93 eleitores, sendo 91 votos válidos e 2 nulos. Na eleição do ano passado, votaram 86 eleitores, 82 com votos válidos, 3 nulos e 1 branco.