O comandante da companhia local, Tenente Idonis Gales, debitando o aumento do contingente ao trabalho do prefeito Wesley De Santi de Melo, afirmou em seu discurso durante a apresentação dos oito novos militares da PM, que o aumento do efetivo vai reduzir o índice de criminalidade no município.
“- Sofremos tanto com a falta de efetivo e hoje estamos sendo brindados com oito novos militares, o maior número de militares que chega a Sacramento de uma só vez, graças ao empenho do prefeito Wesley junto aos tenentes coronéis Júlio César e Fernando Marcos, que já comandaram esta companhia. Esse reforço é uma reivindicação antiga e, por isso festejamos e agradecemos. Estávamos, na verdade, durante todo esse tempo, fazendo mais com menos, até que fomos contemplados. Isso é muito bom, com certeza é mais um reforço para reduzir o índice de criminalidade na cidade”, reconheceu.
Vocês serão muitos felizes aqui...
O comandante do 37º BPM, Tenente Coronel Fernando Marcos dos Reis, com 23 anos de serviços na PMMG, no seu discurso, lembrou o tempo de comando em Sacramento por seis anos (1998/2004). “É bom a gente se sentir em casa. Hoje eu tenho 23 anos de carreira e tive o prazer de comandar a PM por seis anos e saí daqui com a promoção a Capitão, retornando à minha cidade natal, Araxá. Tenho Sacramento como uma cidade muito especial, por vários motivos: sou Cidadão Sacramentano, minha esposa e seus familiares são de Sacramento e saí daqui com uma grande bagagem”, reconheceu, agradecendo, elogiando a acolhida que sempre teve na cidade e destacando também a intervenção e empenho do prefeito Wesley para conseguir o aumento do contingente na cidade.
Sucessor de Tenente Fernando no comanda da PM na cidade, o Tenente Coronel Júlio César de Oliveira ocupa hoje o cargo de Chefe do Estado Maior e Sub Comandante da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (5ª Risp) de Uberaba, confessou também seu carinho pela cidade. Tenente Coronel Júlio. “É a água do Borá”, brincou, lembrando de velho dito popular na cidade. Foi sob seu comando que o prefeito Wesley (2009/2012) inaugurou, em 22.01.2011, a nova sede da Polícia Militar de Sacramento. “Trabalhávamos num prédio na rua Antônio Carlos, com instalações inadequadas para a nossa função e naquela época Coronel Eurípedes José Alves, hoje na reserva, e eu fomos até o prefeito reivindicar a conclusão da obra, assumindo o compromisso de aumentar o efetivo”, lembrou o militar, afirmando que a cobrança dessa promessa foi feita pelo prefeito atual logo que assumiu o cargo.
“- Foi uma cobrança justa, porque ele assumiu o compromisso de nos brindar com aquela bela sede, que na época foi considerada uma das melhores estruturas da Companhia da Polícia Militar no Estado de Minas Gerais; a Companhia de Sacramento passou a ser uma referência para o Estado”, lembrou.
Ambos os oficiais saudaram ainda os novos membros do grupamento de Sacramento, conclamando: “Vocês serão felizes aqui. Sacramento é uma cidade muito boa para trabalhar, então cuidem da nossa segurança e digo da 'nossa', porque me considero daqui também”, cobrou Ten. Cel. Júlio. E Ten. Cel. Fernando, comandante do 37º BPM, ao qual Sacramento está ligada, disse:
“- Sejam bem-vindos a nossa Sacramento. Sacramento me acolheu e me abraçou muito bem, e tenho certeza de que da mesma forma será com vocês, o que nos impõe uma responsabilidade muito grande. Em razão dessa acolhida, temos que devolver à comunidade nosso trabalho prestado com a melhor qualidade possível, no sentido de reduzirmos os índices de criminalidade”
Prefeito agradece
Após agradecer ao comando da PM mineira e comandantes regionais, na pessoa Coronel Eliel Alves Júnior, Comandante da 5ª Risp, o prefeito Wesley ressaltou a palavra, agradecimento. “O momento é de agradecer. Cada um dos senhores falaram em agradecimento, mas quem tem que agradecer somos nós, o povo de Sacramento. Tivemos, sim, a ação e o empenho, mas que não passam de obrigação como gestor municipal, de correr atrás, de procurar dar uma boa segurança para a nossa população”, disse, lembrando que procurou o comando da PM para “pedir socorro, pois dos 33 policiais que o município tinha em 2012, ao assumirmos nosso segundo mandato no início deste ano, tínhamos um efetivo de apenas 20 policiais”.
O prefeito afirmou mais que vai continuar sendo um parceiro da PM para melhorar ainda mais a segurança do município, informando que o próximo passo é a implantação do sistema de vídeo monitoramento da cidade.
Finalizando, dirigindo-se aos novos militares afirmou: “Sacramento os acolhe de braços abertos. Tenham a certeza de que já estamos tendo resultados positivos em virtude de ações que vocês vêm realizando na cidade nesses últimos 15 dias. Sou portador neste momento de elogios e agradecimentos da sociedade por essas ações, que estão sendo feitas pela 184ª Cia PM de Sacramento. Estão todos de parabéns pelo trabalho”.
Discursaram também o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende e o comandante da PM local, Tenente Idônis Gales, ambos dando as boas-vindas aos novos integrantes da PMMG na cidade.