Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Assembleia do Sicoob aprova novo Regimento Eleitoral da cooperativa

Edição nº 1597 - 17 de Novembro de 2017

Diretores, conselheiro,  colaboradores e mais de 500 associados que participaram da Assembleia Geral Extraordinária, realizada na noite dessa terça-feira 14, no Pacheco´s Buffet, aprovaram por unanimidade, o novo Regimento Eleitoral da cooperativa e algumas  políticas a serem adotados pelo Sicoob Sacramento.

“- Isso significa que o Sicoob Sacramento tem que se adequar a essas novas normas do Banco Central (Bacen) e do Sicoob Central Crediminas. A partir de agora todos os procedimentos eleitorais, por exemplo, são padrão, para todas as cooperativas de crédito do sistema Sicoob,ou seja, em  todas as demais agências singulares”, explicou Cláudia Santos Souza, diretora executiva do Sicoob local, em entrevista ao ET. 

Na mesa de trabalho, composta pelo  Presidente do conselho de administração Carlos Roberto de Almeida e os conselheiros: Adão Brasileiro dos Santos, André Eugênio Barra Bizinoto, Hermógenes Vicente Ribeiro e Vilmondes Alves de Melo; os conselheiros fiscais: José Carlos Rodrigues Borges, Jaime Eduardo de Araujo, Américo Martins Borges;Cacildo Duarte Bonatti ,Vladimir Berlese e a diretora Cláudia Souza. 

Ao abrir a assembleia geral, o presidente Carlos Roberto, que colocou em votação cada um dos assuntos apreciados, agradeceu a presença do grande número de associados presentes, destacou que a presença de mais de 500 associados confirma a força da cooperativismo e lhe dá a devida importância e credibilidade. “Essas alterações colocam nossa Cooperativa dentro das normas determinadas pelo Banco Central e nos atualiza dentro do sistema das credis. Estamos crescendo”, afirmou. 

Também a diretora executiva, Cláudia Souza, ao fazer a leitura da ordem do dia para a assembleia das novas políticas  a serem adotadas pela cooperativa, ressaltou também a importância da presença de mais de 500 associados.

“A cooperativa é dos associados, então é importante essa participação, pois ela demonstra a sua força. Queremos que todos participem das assembleias pois são votadas e aprovadas questões que são de interesse do Sicoob, portanto, de interesse do associado”, destaca a diretora.   


Novas políticas do Bacen visam a profissionalização

A respeito das novas políticas a serem adotadas, Cláudia explica que são exigências legais que devem ser seguidas por todas as cooperativas. “No próximo ano teremos eleição do Conselho Fiscal e o regimento eleitoral já deverá atender a essas exigências legais. O Bacen está cada vez mais exigente, e com as novas políticas haverá muitas mudanças, por exemplo, para quem for ocupar cargos de alta gestão, por exemplo na diretoria executiva e também nos conselheiros de administração”, explica. 

Já com vistas nas exigências e mudanças, Cláudia  destaca,  Em nosso sistema a importância não é apenas agir conforme a governança mas sim com  a boa governança, atuando com total transparência, equidade e responsabilidade. Somos cada vez mais conscientes de nossos papeis dentro de um sistema que cresce a cada dia, na comunidade em que estamos inseridos.  

 Cláudia conclui a entrevista destacando Queremos ser exemplo de desenvolvimento , bom relacionamento e de soluções financeiras. Aumentamos cada vez mais nosso foco na governança com intuito de termos dirigentes e colaboradores mais capacitados e preparados .Essa profissionalização implica em benefícios para os associados e todos os que usam o Sicoob”, conclui.

 

Finda a assembléia, a descontração tomou conta de todos com bebidas, uma mesa de frios seguido de jantar tudo ao som e Robson e Bruno, que deram um show no palco. 

 

Alvair é Cliente Fidelidade

Alvair de Carvalho Almeida (foto) é um dos clientes fidelidade, aquele que opera com um único banco, o  Sicoob e tem uma característica que muitos poucos têm: nesses 24 anos do Sicoob,  ainda conhecido como Credicoasa, ele faltou de apenas uma assembleia, justificada por motivos de saúde.  

“- Participei da primeira reunião realizada na Casa da Cultura para a criação da Credicoasa, Dr. Milton Skaff foi quem explicou sobre a importância da cooperativa, um banco do produtor rural. Não sei o ano, mas até hoje, só faltei a uma reunião, porque  eu estava doente. Acho importante participar. Quando houve aquele problema do rombo na Credicoasa, lamentei muito, mas fiquei firme, participei do Procredi e levantei a bandeira, pois a gente não podia deixar a cooperativa acabar.  E logo que deixei minhas atividades de comerciante, acabei me tornando um 'cliente fidelidade', operando unicamente com o Sicoob. Encerrei as outras  contas e trouxe tudo pra cá. Temos que valorizar uma cosia que é da cidade, que é nossa. E quando vejo uma assembleia com essa quantidade de associados,  todos clientes fico na maior felicidade”.  

 

Por acreditar no cooperativismo, ACE leva conta para o Sicoob

João Paulo Zago , presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sacramento, é cliente Sicoob há pouco mais de um ano, a mesma agência que detém a conta da entidade que preside: a ACE. E tem um motivo muito forte para isso.

“- Desde que o Sicoob se tornou um banco de livre admissão, em 2015, levamos nossa conta para lá. Entendemos que temos que fortalecer nossa instituições. O Sicoob é uma cooperativa local, os recursos, as sobras ficam tudo no município, para desenvolvermos localmente o comércio, indústria, agropecuária. O cooperativismo é uma coisa muito boa, uma operação muito legal que há muito é adotada na Europa e aqui no Brasil, especialmente, no Rio Grande do Sul, aliás, o associativismo precisaria ser mais adotado no município”, afirma, destacando uma grande vantagem das cooperativas em relação aos bancos privados, o bairrismo. 

“- As cooperativas têm uma vantagem muito grande sobre as demais entidades financeiras, pois ela é local, os associados são donos do banco e eles sabem das dificuldades do município, ao contrário de um banco seja ele multinacional, privado ou estatal, que ficam distantes desses problemas. No dia a dia, a relação com a cooperativa de crédito é muito diferente. Quem dera Sacramento tivesse mais cooperativas como essa!” – destaca, propondo o fortalecimento da cultura cooperativista e associativista no município.

Um jantar oferecido aos associados e animado pela banda  Bruno Robson encerrou a assembleia do Sicoob Sacramento.