Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

AMVALE firma convênio para coleta de lixo eletrônico na região

Edição nº 1586 - 01 de Setembro de 2017

O lixo eletrônico ou e-lixo é uma realidade cada vez mais comum, mas ainda existem poucos lugares especializados em dar a destinação correta para esses resíduos. Para sanar esse problema, a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) firmou parceria com a empresa Ecotec, especializada em reciclagem de lixo eletrônico, para recolhimento gratuito desse tipo lixo, altamente nocivo à saúde animal, nos municípios associados à entidade. 

Esse tipo de lixo, se descartado em qualquer lugar, oferece risco ao meio ambiente. Por isso é importante que as pessoas entreguem seus eletrônicos velhos para que recebam destinação correta. Para isso, caberá às prefeituras conveniadas a criação de ecopontos para a destinação final correta dos resíduos, que serão recolhidos, periodicamente, pela Ecotec. 

O termo de compromisso irá vigorar por prazo indeterminado e foi assinado pelo presidente da Amvale, vice-presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios) e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos; pelo secretário Executivo da Amvale, Vicente Araújo Neto, e pelo presidente da Ecotec, José Tadeu Bueno. O documento prevê, ainda, a realização de palestras em escolas e nas comunidades interessadas da região.

 

O que é o E-Lixo e seus danos

São aparelhos eletrônicos que não podem ser reaproveitados entre os quais: acessórios relacionados à telefonia móvel, fotografia digital, impressão, computação, TVs, identificação por radiofreqüência (RFID) dentre outros. Também é considerado lixo eletrônico os eletrodomésticos como: geladeiras e o microondas. Estes equipamentos contêm materiais perigosos e danosos à saúde como o chumbo e mercúrio.

As principais implicações do chumbo: O chumbo pode causar danos ao sistema nervoso central e periférico, sistema sanguíneo, nos rins dos seres humanos e no sistema endócrino, além de sério efeito negativo no desenvolvimento do cérebro das crianças.

 Do mercúrio se espalha na água, transforma-se em metil-mercúrio, um tipo de mercúrio nocivo para a saúde do feto e bebês, podendo causar danos crônicos ao cérebro. É estimado de que 22% do consumo mundial de mercúrio são usados em equipamentos elétricos e eletrônicos.