Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Usuários da Apae fazem terapia com cães

Edição nº 1525 - 8 de Julho de 2016

O cinófilo (aquele que gosta de cães) Ivan Luiz Gomes apresentou pela primeira vez, o seu projeto  de Terapia com Cães aos usuários da Escolinha Tio Toffe/Apae, na última sexta 1º, e surpreendeu não apenas os educadores pela reação dos alunos ao tocar a cadela Derby como ao próprio Ivan.
“- O projeto nasceu, digamos que, naturalmente e por acaso, porque tenho uma cadela muito dócil, afável, inteligente  e aí veio a ideia de ajudar as crianças portadoras de necessidades especiais. Essa é a minha primeira experiência e quero deixar registrado, que foi impressionante. Conforme depoimento da professora Deise, uma criança que não interagia com ninguém teve um comportamento de interatividade com a cadela, tocou a Derby e cheirou.Emocionamo-nos de verdade. Fiquei impressionado com a resposta”, avaliou.
 De acordo com Ivan, os usuários assistiam a um vídeo sobre cães quando ele entrou no auditório com a Derby, chamando a atenção de todos. “Depois dos exercícios passei  com a cadela pelas crianças para que pudessem tocá-la e foi maravilhoso”, destacou, ressaltado que a sessão durou meia hora junto a todos os alunos, das crianças aos jovens, portadores das mais diversas necessidades. Ivan quer agora estender o projeto junto aos idosos do Lar São Vicente de Paulo. 

 

 “A Terapia com animais estimula a fala, movimentos, interação...”

A diretora da Apae, Susney Jerônimo, acompanhou a primeira sessão de terapia e  fez também ao ET uma avaliação positiva. “A terapia com animais nos chama a atenção e é muito importante, porque o animal tem a capacidade de nos sensibilizar pela docilidade, por ser, como dizem, o melhor amigo do homem. E a Derby teve esse poder, essa magia entre as nossas crianças”, afirmou.
Ainda de acordo com a diretora, a terapia com animais estimula a fala, movimentos, interação. “E isso, muitas vezes,  acontece  bem mais rápido em relação aos animais que com a professora dentro da sala. E vimos isso na sexta-feira de uma forma muita rápida, as crianças se transformaram”, comentou, deixando as portas abertas para outras visitas.  “Tanto o Ivan quanto a Derby serão sempre bem-vindos na família apaeana e tenho a certeza de que esse trabalho vai render bons frutos”, prognosticou.
Para Ivan, os benefícios da terapia com animais aumentam a auto-estima, auto-confiança, atenção, maior concentração, disciplina, respeito carinho e responsabilidade. Cita ainda os benefícios da equoterapia (equitação) que favorecem a postura, a força e flexibilidade. “A companhia de animais faz bem à saúde física e emocional das pessoas, ajuda a afastar a depressão,  a solidão, ansiedade, medo, sentimento de desamparo”, enumerou.
Segundo ainda o cinófilo são muitos os benefícios obtidos com o relacionamento com animais. “Estudos na Alemanha e Áustria comprovam que as pessoas donas de cães e gatos, fizeram 155 menos visitas ao médico e 32%  menos tempo hospitalizados. Nos Estados Unidos estudos comprovam que crianças em idade pré-escolar que convivem com animais de estimação desenvolvem uma habilidade social maior, ou seja, o animal é um formador, ele pode nos ajudar a sermos seres humanos melhores”.