Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

UBS Ary Bonatti custou R$ 659 mil

Edição nº 1517 - 13 de Maio de 2016

Os recursos do governo federal, no valor de R$ 659 mil, através do Ministério da Saúde, utilizados para a construção da UBS Ary Bonatti, sem contrapartida do município, foram viabilizados pelo deputado federal majoritário da cidade, Marcos Montes Cordeiro.
Ao discursar, no final da solenidade, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro agradeceu a doação da obra à cidade, citando a presidenta Dilma Rousseff e o deputado Marcos Montes. Prosseguiu, saudando, nominalmente, cada um dos homenageados pela comenda e o patrono da obra, Ary Souza Bonatti. Após falar das várias ações de seu governo nesses quase quatro anos, ressaltando os números de atendimentos da Saúde no município que, segundo ele, “jamais foram alcançados por algum governo anterior”, mostrou a importância da nova UBS, que já atende 1.420 famílias por mês (Veja box).
Ao se dirigir aos funcionários que vão servir a unidade, recomendou: “Vocês agora que vão gerir esta unidade, dos sorrisos acanhados que faziam antes, façam agora sorrisos arreganhados e carinhosos a todos aqueles que necessitem deste espaço”.
Reconheceu, por fim, o prefeito que há muito ainda o que fazer na área da Saúde. “Sabemos que há muito o que fazer, sabemos, porém, que há muitas  dificuldades devido a falta de recursos. Não é fácil, mas estamos construindo o melhor para o município dentro de nossos alcance. E tudo é feito com amor, dedicação e, sobretudo, com honestidade”, disse, finalizando com uma saudação às mães pelo seu dia, na pessoa de sua genitora, primeira dama, Shelma Scalon Cordeiro.

 

UBS atende 150 pacientes por dia

Unidade Básica de Saúde (UBS) inaugurada na noite do último sábado tem a  capacidade para atender 150 pacientes por dia desde o pré-natal à fase adulta. De acordo com enfermeira chefe, Natália Melo Servato, em discurso na cerimônia, a  unidade servirá aos  moradores da área de abrangência do PSF Chafariz, que é bastante intensa englobando os bairros Chafariz, Santo Antônio, Jardim das Acácias, Skaff I e II, Jardim América, parte do Jardim Alvorada, Alto Boa Vista e centro, totalizando 1420 famílias, totalizando, mensalmente, 482 consultas médicas entre clínica geral, ginecologia obstetrícia,  pediatria, nutricional, psicológico e odontológico.
A nova UBS conta com ampla recepção e sala de espera, sete consultórios, um deles odontológicos e diversas salas destinadas a  vacinas,  inalação,  curativos, observação, administração e um espaço apropriado para os grupos operativos de hiperdia, atividade física e de combate ao tabagismo.
 “- Há anos a UBS do PSF Chafariz esteve sediada em casas alugadas, com estrutura inadequeada para atender nossos usuários, mas hoje com a inauguração desta unidade, a nossa comunidade poderá desfrutar de melhorias no acolhimento e  atendimento.  Espero que com esse novo espaço, a equipe de saúde da família  do PSF Chafariz continue seu trabalho de maneira humana, mas desejo também que esta nova unidade possa trazer a cada um de nós mais dedicação, responsabilidade, motivação e amor ao trabalho”, destacou a chefe da unidade, Natália Jerônimo.


Quem foi Ary Sousa Bonatti

O patrono da UBS inaugurada, Ary Sousa Bonatti, era sacramentano, filho de Ângelo Bonatti e Lygia de Sousa Bonatti. Cirurgião dentista, formado pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro,  exerceu sua profissão durante 50 anos trabalhando em seu consultório particular e junto às unidades básicas do Inamps e Prefeitura como concursado.
Ary Bonatti morreu em 2011, deixando a esposa Luciana Botelho Bonatti e os filhos Marcos (Marília), Francesca e Ângela (Renato Cesar) e netos. Mas deixou sobretudo, amigos e  um grande legado de bons serviços e de exemplos de honestidade, responsabilidade, integridade e muita alegria de viver. Pelo seu trabalho profissional na cidade, seu nome ficará perpetuado na placa inaugural e na sua foto afixada  na recepção da UBS pelo prefeito Bruno, a esposa Luciana e os filhos, Marcos, Francesca e Ângela.

 

Praça Edalides Millan foi inaugurada em 1984

A praça Edalides Millan de Resende é bem antiga. Oficialmente, foi inaugurada em 1984, no ano da morte de sua patrona, já com uma obra construída dentro dela, a Escola Municipal Maria Crema. “Da. Edalides morreu em março, em maio, no Dia das Mães, na presença dos filhos e familiares, a praça foi oficialmente inaugurada”, lembra o então vereador, Amir Salomão Jacób, autor do projeto de lei de denominação da praça. O seu primeiro nome, entretanto, tirado da tradição popular, foi praça da Gameleira, por conta de uma enorme árvore que havia no seu centro.
Para a construção da Escola Técnica de Comércio, pelo então prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, a gameleira foi cortada e o prédio tomou conta da metade da praça. Alguns anos depois, com a transferência da escola, o local foi transformado na Casa da Criança e, mais tarde, na UBS Aracy Pavanelli. E, agora, na área remanescente foi construída a UBS Ary Souza Bonatti.
Na justificativa da assessoria de comunicação da Prefeitura, “o espaço onde a UBS foi edificada, era uma praça pouco utilizada pela população no âmbito de lazer e entretenimento. Assim, por iniciativa do poder Executivo, foi encaminhado um projeto de lei para desafetação do local, com objetivo específico de construir uma Unidade Básica de Saúde, sendo desafetadas as áreas de 251,70m² no prolongamento da rua Santa Rita e 180,85m² no prolongamento da rua Professor Antenor Germano, ambas áreas contíguas à praça. E, mais 509,30m² da  praça propriamente dita, todas de propriedade do município, com a finalidade de adequação urbanística para receber a construção de Unidade Básica de Saúde”.

 

Quem foi Edalides Millan de Resende

Sacramentana, nasceu em 18 de junho de 1893 e aqui viveu 60 anos dos seus 90, sempre a serviço do próximo e, ajudando o irmão Eurípedes Barsanulfo na farmácia homeopática. Por longos anos desempenhou o ofício de parteira, enquanto cuidava de seus filhos nascidos do casamento com José Resende e de tantos outros que criou com carinho de mãe. Fez muito por Sacramento e sua gente e foi uma das primeiras personalidades a receber a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Ssmo Sacramento, a mais alta honraria do poder Executivo, outorgada pelo então prefeito José Alberto Bernardes Borges.
As filhas  de Edalides Millan, Amália Resende Cordeiro e   Rita da Paixão Bizelli descerraram com o prefeito Bruno Cordeiro a placa de revitalização da praça.