Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Trevo Nino Cerchi: Prefeito agradece pelos quatro anos de governo

Edição nº 1544 - 11 de Novembro de 2016

O prefeito Bruno Scalon  Cordeiro, ao discursar durante a solenidade de inauguração do Trevo Nino Cerchi, saudou nominalmente os homenageados  e os familiares de Nino Cerchi, destacando suas peculiaridades.
“- Falar de seu Nino é falar de Sacramento. Amigo de todos, profundamente respeitado e admirado e, que deixou um grande patrimônio moral, material e seu nome aqui nesse trevo se perpetua como uma pessoa que passou pela vida fazendo o bem a todos e à nossa cidade”.
Prosseguindo, o prefeito destacou a importância da obra para a cidade e  agradeceu ao ex-governador Antonio Anastasia que autorizou o recurso e a liberação da primeira parcela e, ao atual governador Fernando Pimentel, responsável pela complementação dos recursos.
“- A menos de dois meses de deixar o honroso cargo de prefeito, e hoje durante os preparativos para essa inauguração eu pensava o que poderia falar e me veio à mente somente uma palavra: Obrigado. Eu só tenho que agradecer. O que mais posso  querer? Nasci num lar onde só tive amor; fui criado com uma educação rígida, porém carinhosa, amorosa...”, disse, citando a sua profissão e os diferentes cargos em entidades e na política.
Ao assumir o cargo de prefeito, afirmou o prefeito Bruno que não ficou sentado à beira da calçada. “Arregacei as mangas e fui a Brasília, Belo Horizonte, contatando senadores, deputados, haja vista a quantidade de convênios que celebramos e até dezembro muita coisa ainda virá”, disse, agradecendo o compromisso assumido e cumprido por parte do ex e atual  governadores, Antonio Anastasia e Fernando Pimentel. Agradecimentos também a Luiz Ricardo Vieira Chaer, proprietário da empresa Vecol, na oportunidade representado por José Roberto Guimarães e a todos os que se empenharam para a execução e conclusão da obra e, que fora homenageados com a Estrela de Davi”.

 

Estrela de Davi passa a ser símbolo referencial na entrada da cidade

Um novo marco simbólico serve agora como monumento na principal entrada da cidade, uma grande estrela de Davi, formada pela sobreposição de dois triângulos, ou seja, diferente do pentagrama, ela tem seis pontas. A estrela é símbolo da descendência do Rei Davi, de cuja descendência nasceu Jesus.
A bandeira oficial do município, criada por Irmã Maria Benigna de Jesus Martins, tem na sua simbologia a estrela de Davi, lembrando o nascimento da cidade, que foi fundada tendo como orago o Santíssimo Sacramento apresentado pelo patrocínio de Maria, a mãe de Jesus.
Na bandeira, a estrela de Davi está presente na cor azul dentro de um círculo branco. A estrela representa  Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, padroeira da cidade, e o círculo branco, a Eucaristia. “De humilde capela surgiste sob o manto da virgem Maria”, diz a poesia que se transformou em hino de Célia Bianchi e Caetano Pedro dos Santos.
O monumento foi doado pela empresa Scalon e Cerchi, fundada pelo empresário Nino Cerchi há 53 anos.  O prefeito, vice prefeito e os  filhos de Nino, Cleise, Leo, Gina e Marcel, acompanharam a bênção do símbolo, proferida por padre Sérgio Márcio de Oliveira.
Como reconhecimento àqueles que se empenharam na construção do trevo, o prefeito Bruno entregou uma miniatura da Estrela de Davi a José Roberto Guimarães, representante  da empresa Vecol, responsável pela obra; vice-prefeito Geraldo Majela Carvalho e  secretário e Obras e Serviços Urbanos, Lélio Aparecido de Souza. Representando a família, o empresário Marcel Scalon Cerchi foi também agraciado com a homenagem.
Serão também homenageados com a Estrela de Davi, o engenheiro Geraldo Abadia Ponciano, Coordenador da 7ª Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG); Senador Antonio Anastasia; Governador Fernando Damata Pimentel; Marinésia Dias Costa Makatsuru, superintendente da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop) e, o ex-secretário de Finanças do Município, Marcos Antônio Rodrigues Borges.
O prefeito Bruno Cordeiro condecorou a empresária Gina Cerchi Crema, também filha do patrono da obra, com a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, a mais alta honraria do poder Executivo, criada pela Lei Municipal nº 173, de 12/10/80, pelo então prefeito José Alberto Bernardes Borges.

 

Quem é Nino Cerchi 

Leonildo Luigi Cerchi, (Nino Cerchi) imigrante italiano, filho de Ostílio Cerchi e Marai Recidive Cerchi, após a morte do pai, chegou a Sacramento, com a mãe e os irmãos,  em 1926, com apenas seis anos  e aqui viveu até a sua morte em 16/06/2002, aos 82 anos, deixando, a querida Cleria Scalon, com que se casou com 1950, os quatro filhos, que lhes renderam genros e noras, oito netos e dois bisnetos.
Mas mais que o legado familiar, Nino fez a sua história e a de Sacramento, com uma das primeiras grandes indústrias da cidade: o Laticínios Scala, que nasceu em 1963, a  partir de uma pequena fábrica de manteiga, graças à sua visão de homem empreendedor e que viu em Sacramento o potencial leiteiro para a produção de queijos especiais. 
Mais de 50 anos se passaram e o Laticínios Scala tornou-se excelência na industrialização e comercialização de derivados do leite. Hoje, bem gerido pelos filhos, a empresa vem acompanhando o avanço tecnológico,  diversificando a produção e sempre mantendo a tradição Scala, num grande conglomerado que gera mais de 600 empregos diretos e milhares indiretos, levando o nome de Sacramento por todo o país.

 

Discursos

Discursou também o vereador Rafael Scalon Cordeiro, agradecendo e parabenizando o irmão, prefeito Bruno por tão grande obra.
Coube à filha primogênita, Profa. Cleise Scalon Cerchi Ramos, o agradecimento da família Cerchi ao prefeito Bruno. Lembrando com carinho a figura paterna, disse a professora que tem sua terra, Sacramento, como aquela terra que acolheu seu pai e que ele tanto amou, tanto trabalhou e ajudou a desenvolver, reconhecendo:
“- Aqui ele encontrou o sei caminho. Aqui  se erradicou e juntamente com nossa querida mãe construiu a nossa família. É aqui nessa cidade que estão as nossas raízes, por isso é profundamente significativa a delicadeza dos que homenageiam a memória de nosso pai, aquele que, com amor sem limites foi sempre tão compreensivo, carinhoso, tolerante e, sobretudo, muito comprometido com seus ideais e com Sacramento”.
Destacou a filha afirmando que se Seu Nino fosse vivo estaria grato e orgulhoso pela homenagem. “Acreditamos que, se vivo fosse, receberia essa honraria, primeiramente surpreso e muito emocionado, mas certamente com um sentimento de profunda gratidão e orgulho incomensuráveis por se sentir assim tão distinguido pelos poderes constituídos, reais representantes do povo da terra que ele tanto amou”.