O SindUTE local promoveu, na noite da última quarta-feira 20, no Paço Municipal, um debate sobre o tema, 'Impeachment ou Golpe?', com a participação de dois eméritos professores, Carlos Alberto Cerchi e Ivan Sebastião Barbosa Afonso. Durante mais de três horas, os professores, sem nenhuma paixão político-partidária, abordaram o tema, finalizando com um precioso debate, com a participação e contribuição de um bom público presente.
A reunião foi aberta pelo mediado do debate, o Prof. Walmor Júlio Silva, um dos diretores do Sind-UTE, que resumiu a situação em que o país está vivendo. “Estamos aqui hoje para um debate muito sério, para expor uma situação, através desses dois grandes mestres, e para ouvirmos participação do público presente”, frisou, resumindo os crimes pelos quais a presidenta Dilma foi julgada na Câmara dos Deputados.
“- A presidenta está sendo acusada de ter cometido três crimes: a) As 'Pedaladas Fiscais', entendida pelo TCU como crime de responsabilidade fiscal por ter sacado dos bancos Brasil, Caixa e BNDES mais de R$ 40 bilhões para acobertar custos e gastos de seus programas sociais; b) o de improbidade administrativa, por não ter punido subordinados no escândalo da Petrobras e c), a questão da célebre frase, “Só use em caso de necessidade”, ao presidente Lula, e interpretada pelo juiz Moro como crime de responsabilidade, por favorecimento ao ex-presidente.
Ivan Barbosa iniciou sua palestra ressaltando a importância de três importantes datas que estavam sendo lembradas naquele dia: Tiradentes, Desemboque e Tancredo Neves. Numa análise sucinta, Barbosa falou da importância do povoado do Desmboque, como marco inicial do povoamento de todo o Triângulo Mineiro; do mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, e de fatos vividos por ele, Tancredo Neves e Itamar Franco, nos tempos de grandes lideranças políticas do país.
A seguir, depois de abordar a situação histórica do impeachment, discorreu sobre quatro itens: Como vai ficar o povo que foi pra rua em junho de 2013; Como vai ficar a Lava Jato; Como ficará a figura do vice-presidente Michel Temer e, por fim, como vão ficar o PT e seus aliados. Ao final, respondeu a várias questões levantadas pelo público.
Também o professor Carlos Alberto enriqueceu a noite ao mostrar o trabalho realizado pela presidenta Dilma e as conquistas sociais no país advindas de seu governo. Abordou o tema da identidade de gênero e, exaltando a figura feminina e o espaço ocupado pelas mulheres entre as maiores lideranças do país, finalizou fazendo uma análise sobre os partidos políticos.
A noite terminou com um café e o tradicional pão de queijo.