Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento tem aumento de 278% na abertura de MEI- Microempreendedores Individuais

Edição nº 1532 - 26 Agosto de 2016

Segundo o Portal do Empreendedor, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Governo Federal, em janeiro de 2013 o município de Sacramento acumulava um total de 188 microempreendedores optantes no SIMEI. Pesquisa realizada em agosto de 2016 revela um crescimento significativo que elevou para 523 CNPJ's.
A informação é da Prefeitura Municipal de Sacramento, destacando que esse crescimento só foi possível Através da Lei Complementar Municipal 17/2013, de 19/08/2013, sancionada pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro (PSD), em seu primeiro ano na gestão municipal. “A lei possibilitou esse crescimento notório na abertura e no registro de microempresas. Além de retirar vários comerciantes da informalidade, passando a contribuir com o município e usufruir dos benefícios do INSS”, reconheceu o prefeito Bruno Cordeiro.
Ao divulgar a nota, através de sua assessoria, o prefeito comemorou o crescimento comercial da cidade. “Fico extremamente feliz em deixar mais este legado para o município, e ver que dentro do meu tempo como administrador público pude contribuir para o aumento na geração de renda, empregos e de riquezas de Sacramento. Isso é fruto de uma visão de gestor que preza pelo bem comum da população”, reconhece.
Referindo-se ao início de sua gestão, lembrou Cordeiro a instalação da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais - Jucemg, inaugurada em novembro de 2013, onde contou com a presença do gerente de integração da Junta Comercial, Henrique Petrocchi, para acompanhar o início dos trabalhos. Segundo ele a parceria entre a o município e a Junta Comercial iria garantir avanços para Sacramento.
“- Com uma unidade de atendimento da Jucemg em Sacramento, a Prefeitura passou a acompanhar de perto quais microempresas estão em processo de abertura na cidade, garantindo fácil acesso e desburocratização, a fim de reduzir o tempo necessário para a abertura de uma empresa, além de facilitar o trabalho que era realizado apenas nos escritórios de contabilidade, ou deslocando-se até a Jucemg na cidade de Uberaba”, justificou o prefeito.
De acordo com subsecretário de Desenvolvimento Econômico Turístico e Cultural, Luciano Gobbo, a formalização do Empreendedor Individual pode ser feita na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultura. “Nós nos tornamos um ponto de apoio para auxiliar e orientar aquele empreendedor que tem dificuldade ao realizar a inscrição do CNPJ”, destaca.
A implantação da Jucemg em Sacramento foi um avanço para os empresários da cidade que tiveram significativa redução nos custos de abertura da empresa. “Essa ação foi pontual para a certificação do Sebrae como Município que implementou e regulamentou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, obrigatória desde 2007, mas só dada a devida importância durante esta administração”, ressalta Gobbo.

 (Fonte:Thiago Borges/Jornalista PMS)