Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento está fora da lista dos circuitos turísticos mineiros

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

O ET divulgou em edição anterior que as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba ficaram praticamente de fora do Novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado  pelo Ministério do Turismo (MTur) no dia 12 último. Apenas cinco dos 66 municípios, fazem parte do novo mapa: Abadia dos Dourados, Patrocínio e Tiros na região turística Caminhos do Cerrado. E, dos 11 municípios que compõem o Circuito da Canastra,  somente Perdizes faz parte da região turística Canastra e, São João Batista do Glória, da região turística Nascentes Gerais.
Não bastasse, os municípios das regiões estão fora também da listagem dos municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais, ou seja, a lista dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais,  publicada pela  Secretaria de Estado de Turismo (Setur), no final do mês de julho, no Minas Gerais (Jornal Oficial do Estado), não contempla os municípios da região. A publicação, conforme a Setur, será considerada a listagem oficial do mapa de regionalização do turismo de Minas Gerais para quaisquer fins.
 Na listagem, Minas Gerais possui 457 municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo, distribuídos em 45 circuitos turísticos. Os poucos municípios do Triângulo e Alto Paranaíba contemplados são estes:
a) Abadia dos Dourados, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Matutina, Patrocínio, Serra do Salitre, Tiros (Circuito Turístico Caminhos do Cerrado)
b) Araguari, Conceição das Alagoas, Fronteira, Planura; Uberaba; Uberlândia (Circuito Turístico Alta Mogiana)
c) Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória (Circuito Turístico Nascentes das Gerais).
 Sacramento, Araxá e tantos outros municípios ficaram de fora.  Vai saber o  por quê!


O que diz a Prefeitura

O ET entrou em contato com Secretaria de Turismo do município, questionando o fato da cidade ter ficado de fora dos circuitos. Obtivemos a seguinte explicação:
Ocorreram duas situações:1ª - A SETUR/MG, oficializou o novo mapa no mês de julho e o Ministério do Turismo oficializou o mapa turístico do Brasil antes dos turistas chegarem. Isso foi feito sem que a SETUR/MG recebessem as informações, tanto que as cidades: Uberaba e Uberlândia, que irão inclusive receber 3 delegações das Olimpíadas, não apareceram no mapa. 2ª - Sacramento e outras cidades como, Araxá, Perdizes, que participam do Circuito da Canastra não foram incluídas pelo fato que o Circuito da Canastra não foi certificado pela SETUR/MG. Estamos enviando Ofício de descontentamento ao Presidente do Circuito da Canastra, Henrique Soares, solicitando inclusive, uma justificativa contundente.