Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ruth Gobbo presenteia Instituto Madiba com foto inédita de Mandela

Edição nº 1525 - 8 de Julho de 2016

A fotógrafa sacramentana, Ruth Gobbo, hoje radicada em Uberaba, presenteou o Instituto Madiba, com uma foto rara e premiada, de Nelson Mandela, mais conhecido na África o Sul como Madiba, que significa 'pai'.  A foto data de 1998 e foi clicada por Ruth Gobbo na Cidade do Cabo, sede do poder Executivo, então presidido por Mandela. E hoje a foto faz parte do livro Brazilian Eyes, 2015, que reúne  fotografias de 40 fotógrafos de oito países, que expuseram seus trabalhos em Miami.
A entrega da foto à presidenta do Instituto, Marise Rezende Cerchi, a diretoria Luciana Botelho e à funcionária Lana  aconteceu na manhã do último dia 4. Um momento de pura emoção para Marize que já visitou a África do Su e, mesmo depois da morte de Mandela, pôde constatar a admiração do povo pelo seu Madiba – 'pai'.
  Free lancer, Ruth Gobbo e o fotógrafo Marujo (José Antônio dos Santos) conseguiram autorização para fazer a agenda de Nelson Mandela. “Ele começava a agenda às 6h da manhã. E lá estávamos para passar o dia todo com o presidente da África do Sul, cuja agenda foi marcada por uma e inauguração de uma escola para surdos, dentre outras atividades, porém, todas voltadas para o social.  Essa foto foi feita numa favela. Mandela terminou a sua agenda por volta das 20h, no Parlamento, depois de um exaustivo e intenso dia de trabalho”, revelou.
 De acordo com Gobbo, para acompanhar a agenda do presidente Mandela, a única restrição era de não usar flashes, devido ao seu problema de visão decorrente dos muitos anos de prisão. “Ele era uma pessoa do povo. Peguei sua mão, abracei e não queria largar, pensei em nunca lavar minha mão”.
 Sobre o concurso, que resultou no livro Brazilian Eyes, Ruth explica que cada inscrito poderia enviar até três fotos. Enviei uma única foto, a de Mandela e, para minha felicidade, ela foi uma das 40 selecionadas. Durante a exposição eu soube  que era uma foto inédita”, explicou. 
Para Marize, um grande presente, que ocupará lugar de honra no hall do Instituto. “Uma grande emoção! É como  se Mandela estivesse chegando aqui, por defendemos as suas ideias. Essa foto será nosso cartão de visitas”, reconheceu, agradecendo.