CONTINUA O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NA CIDADE
O mutirão de limpeza de materiais que acumulem água parada nas ruas e casas de Sacramento continua a todo vapor. A ação complementar em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chinkungunya na cidade envolve doze bombeiros civis contratados para este serviço, desde o dia 1º de fevereiro, que vão percorrer toda a cidade durante 45 dias úteis.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o trabalho iniciou no bairro Alto Santa Cruz e prosseguiu no Perpétuo Socorro, nos residenciais, Cervato I e II, Jardim Primavera; o bairro do Rosário e uma parte do bairro Chafariz, que também já foi visitada pela equipe de limpeza. Devido ao grande volume de materiais depositados nas calçadas, a Prefeitura interveio com a ajuda de uma retroescavadeira para que a equipe realizasse a limpeza nos bairros Cajuru e Cohab.
No Cajuru e Cohab, o ET registrou em edições passadas o apelo dos moradores para recolher o entulho retirado dos quintais e depositado nas calçadas há mais de três meses. Finalmente, a Prefeitura recolheu o lixo.
Além desse trabalho de limpeza, afirma mais a assessoria, a Secretaria de Saúde mantém em atividade, de porta em porta, os agentes de endemias, aplicando produto nos ralos e caixas d'água, conscientização nos bairros e agentes da vigilância em saúde em atividades todos os dias, todos com o objetivo de exterminar o mosquito transmissor da com este transmissor da Dengue, Zika e Chinkungunya.
Adiado início das aulas na Escola Técnica
O início das aulas na Escola Técnica Profissionalizante Carolina Maria de Jesus, previsto para o dia 1º de março, foi adiado. A informação é da diretora Shirley Aparecida Tavares Magnabosco, que não faz nenhuma previsão do início. “Eu não tenho data e só vou anunciar a data do início das aulas, quando estiver tudo pronto, rede elétrica concluída e instalada, mobiliário completo e professores e servidores diversos contratados. Por isso decidi só marcar uma data quando tudo estiver concluído, para não gerar expectativas”, disse.
De acordo com a diretora, o que havia sido anunciado para acontecer, no mês de fevereiro não foi concretizado, mas destaca que funcionários da Prefeitura foram cedidos para a limpeza do local. A construtora Nasman iniciou os reparos necessários, mas falta a energia que não foi instalada e uma limpeza pesada no prédio.
Shirley informa ainda que 680 alunos das mais variadas faixas etárias estão matriculados para os quatro cursos: Administração, Agropecuária, Alimentos e Química. “Estamos aguardando e enquanto isso, estamos trabalhando na organização da documentação, listagens das turmas por faixa etária, até porque teremos que ver com os alunos a questão do turno. A escola tem doze salas de aula, com capacidade para 1.200 alunos em três turnos, ou seja, 400 alunos por turno. E assim que estiver tudo organizado vamos iniciar as aulas, nossa expectativa é grande”. Cada um dos cursos tem a duração de 18 meses, isto é, um ano e meio.
Um questionamento freqüente entre os matriculados, é a questão do transporte. De acordo com Shirley, dos 680 matriculados, cerca de 400 dependem de transporte urbano, isso declarado na matrícula. A relação desses alunos já foi encaminhada para a Superintendência de Ensino em Uberaba. “A superintendente Marilda é que ficou incumbida de olhar dessa parte, isso é entre Estado e Prefeitura”.
III Open de Xadrez
O Clube Sacramentano de Xadrez e Dama (CSXD) abre nesse domingo (28) a temporada de xadrez com o III Open de Xadrez, a partir das 13h, na sede do clube, com a duração de 30 minutos.
Na premiação, troféu e 50% do valor das inscrições para a campeão geral e medalhas até o quinto lugar por categoria.
No III Open será definida a 1ª vaga para a Semifinal do Campeonato Sacramentano de Xadrez de 2016.