Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1544 - 11 de Novembro de 2016

DNIT ASSUMIRÁ MANUTENÇÃO DA ESTRADA ECOLÓGICA

A partir de 2017, a manutenção da BR 464, Estrada Ecológica Serra da Canastra, estará  a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A informação foi dada ao ET essa semana, pelo secretário de Governo, Adriano Magnabosco e Melchior Reis do Prado (Reizinho), lotado na Secretaria de Meio Ambiente, que acompanhou engenheiros do Dnit no município.
“_ Os engenheiro estiveram aqui em busca de informações, porque vão precisar de 35 pontos de coleta de material para serem alocados ao longo da estrada, porque a partir do dia 2 de janeiro, eles assumem a estrada. Segundo eles, já está na Câmara Técnica um oficio do Diretor do DNIT solicitando  aprovação para a liberação da licitação para a  manutenção de toda a Estrada de Sacramento a Delfinópolis. O DNIT vai terceirizar a manutenção”, explica Reizinho,  esclarecendo, entretanto que a pavimentação da estrada não está ainda prevista”, afirmou.
Para o secretário de Governo, Adriano Magnabosco, a conquista é fruto de um trabalho conjunto de todos os prefeitos, desde o governo Biro, quando a estrada recebeu sua primeira intervenção significativa. “Desde então, todos os prefeitos vêm se empenhando para a concretização da obra e agora o Dnit assumiu a manutenção, o que representa o primeiro passo para sua pavimentação, pois a estrada terá o seu greide elevado em oito centímetros com compactação em cascalho”, afirmou.

 

JUSTIFICATIVA ELEITORAL

Eleitores que não votaram no segundo turno e ainda não solicitaram a justificativa, podem agora fazer isso pela internet. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais passou a adotar, desde o dia 7 último, um sistema de justificativa pela web, que ficará disponível até o dia 29 de dezembro - prazo final para justificativa referente ao segundo turno. Quem não votou no primeiro turno tem até o dia 1º de dezembro para fazê-lo.
Para acessar o sistema,  clicar no menu "Eleitor" / “Justificativa Eleitoral Web” e seguir as instruções. O eleitor deve anexar documento que comprove a razão da ausência. O deferimento não é automático, vai depender da análise do juiz eleitoral. Como o voto é obrigatório, só motivos considerados justos pelo magistrado dispensarão o eleitor de pagamento de multa. O andamento do pedido também pode ser acompanhado pelo sistema, que envia e-mail ao eleitor cadastrado.


QUASE 6 MILHÕES PARTICIPAM DO ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou no domingo 6 com a participação de 5.848.619 dos 8.356.215 inscritos habilitados a fazer a prova no último final de semana. A abstenção total, segundo relatório do MEC, foi de 30,01%, excluídos  os participantes que vão fazer as provas em dezembro. O  índice foi o mais alto, desde 2009, quando a abstenção atingiu 37,7%.  Um total de 768 participantes foi eliminado, a maioria (641) por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais, entre outros. O detector de metais foi responsável por 120 eliminações e 7 por  recusa da coleta do dado biométrico.


ET CORREÇÕES

Sobre o músico Levi Israel das Chagas, cuja matéria foi publicada na edição anterior, informamos que ele era casado com Líliam, na verdade, são amigos. Pedimos desculpas aos músicos e aos leitores.