Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1540 - 14 de Outubro de 2016

ANA PAULA ASSUME CRECHE ROSA DA MATTA

A advogada Ana Paula Souza assumiu a direção da Creche Rosa da Matta, em substituição à Gabriela de Oliveira Marques que deixa a presidência, mas permanece ainda na diretoria. Ao tomar posse, Ana Paula deu exemplo de humildade: “Que eu possa ser exatamente o que você foi (e continuará sendo) para nossa querida Rosa da Mata. Hoje formalizamos a posse da nova diretoria. Coloco- me à inteira disposição desse lugar que eu já amo com coração. Essa será minha missão para os próximos anos". Na foto, as irmãs com os diretores: Luciano, kiko, Ana Paula Rezende Souza, Gabriela, Anna Flavia, Daniela, Welida e Lé

 

HORÁRIO DE VERÃO ECONOMIZA ENERGIA

Adotado no Brasil desde 1931, o Horário de Verão visa proporcionar economia de energia para o País, com menor consumo no horário de pico (entre as 18h e 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.
No ano passado, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A economia foi possível porque não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do País nos horários de pico.
Essa redução representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões e é equivalente a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília ou o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.

 

O MAIOR FRANGO CAIPIRA DO MUNDO

Você já ouviu falar de um frango caipira que mede mais de 1,20 m de altura? É, amigo, os tempos são outros... Os irmãos Haroldo e Diogo leiloam, com transmissão pelo site www.mfrural.com.br, 32 matrizes e reprodutores da raça Índio Gigante. Este é o maior frango caipira do mundo, chegando a mais de um metro e vinte de altura.
Em apenas três anos, a propriedade detém recordistas, com destaque a Canário Diamante, um galo com 1,24 metro, e a franga Viola, com 1,06 metro. “É um negócio promissor já no curto prazo. Acima de um metro, cada centímetro do animal chega a valer mais de R$ 1.000,00. Revelar aves desse porte é difícil, mas este não é um problema na Diamante Índio Gigante pelos critérios de seleção e melhoramento genético que desenvolvemos. Teremos muitos irmãos desses animais em oferta no remate”, afirma Haroldo.

 

ORIGEM DA RAÇA

O Galo Índio Gigante nasceu nos Estados de Goiás e Minas Gerais, do cruzamento entre as raças Shamo e Malaio, com a tradicional galinha caipira, de quem herdou uma incrível docilidade.  Muitos o classificam como uma ave ornamental, mas é notório seu desempenho como melhoradora de terreiro. Aliás, a raça é uma alternativa viável à produção de carne orgânica, outro mercado em ascensão. “Essa tarefa é ocupada por aves com menos de porte menor e o resultado é até dois quilos extras de carne nas partes mais nobres das aves comerciais.
O tamanho mínimo aceitável para ser classificado como Índio Gigante é 1 metro aos galos e 85 cm para as galinhas.  “Ressalto que o foco do leilão é a comercialização de exemplares de elite, mercado de melhor aceitação e valorização”, conclui Haroldo.