CIDADE COMEMORA SEMANA DA PÁTRIA COM PALESTRAS
Representações de estudantes de todas as escolas da cidade tiveram uma aula de civismo durante esta Semana da Pátria, cujo ponto alto foi o dia 7, data da proclamação da Independência do Brasil em 1822, portanto há 194 anos.
As palestras, proferidas pelos professores Carlos Alberto Cerchi, Walmor Júlio Silva, Sargento Rogério e a inspetora estadual de ensino, Mariléia Abadia Alves Martins, tiveram lugar na praça Getúlio Vargas, junto ao Monumento ao Fundador da cidade, Cgo. Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, em frente ao altar da Pátria, de segunda a sexta-feira, às 8h. O ponto alto aconteceu na quarta-feira, data magna da proclamação com o momento cívico de hasteamento das bandeiras, às 12h, pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro.
PROVA PRÁTICA PODERÁ SER OBRIGATÓRIA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Texto modifica a LDB e está pronto para ser votado na Comissão de Educação do Senado Federal
A exemplo dos neo advogados, que são obrigados a fazer o exame da OAB para exercerem sua profissão, os professores podem também ter o seu exame para exercerem a profissão. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 76/2016, pronto para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), torna as provas práticas parte obrigatória do processo seletivo de docentes para a rede pública de ensino básico.
No entendimento do relator, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), favorável ao projeto, trata-se de “inovação bem-vinda”, tendo em vista que “o domínio de conhecimentos, atestados por exame escrito, não é necessariamente suficiente para indicar os candidatos mais hábeis para o exercício da docência”.
Além de aumentar o rigor no processo seletivo de professores da educação básica, tornando obrigatórias as provas práticas, outro objetivo do projeto é incentivar a permanência de professores na mesma escola ao longo da carreira. Para isso, o projeto prevê incentivos à “dedicação exclusiva do professor à unidade escolar” como “instrumento importante para a qualificação e continuidade do projeto político-pedagógico”.
ELEITORADO FEMININO É MAIOR QUE O MASCULINO EM TODOS OS ESTADOS
Desde o pleito de 2000, o número de mulheres eleitoras ultrapassa o de homens. Mas, nas Eleições Municipais de 2016, pela primeira vez, o eleitorado feminino é maior que o masculino nos 26 estados onde haverá votação no dia 2 de outubro (não haverá eleição no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha).
O Brasil tem atualmente mais de 144 milhões de votantes, sendo 75.226.056 mulheres cadastradas na Justiça Eleitoral, 6,4 milhões a mais que homens.
A cada eleição é maior o número de mulheres. Em 2008, havia uma maioria feminina no universo de 130 milhões de eleitores. Do total, 51,7% eram mulheres. No pleito de 2010, elas somaram 51,82% dos 135 milhões de eleitores. Já nas eleições de 2012, as mulheres representaram 51,9% dos 140 milhões de eleitores. Em contrapartida, apenas 31% dos candidatos das Eleições 2016 são mulheres.