Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

PROPAGANDA ELEITORAL COMEÇA DIA 16
Começa nesta terça-feira 16 e vai até o dia 29 de setembro a propaganda eleitoral no rádio e na TV. São 35 dias, a metade do que foi nas eleições anteriores, o período de propaganda, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.457.
A partir do dia 15, a Justiça Eleitoral definirá o plano de mídia, garantindo a todos a participação nos horários de maior e menor audiência, a partir do dia 26 nas emissoras de rádio e TV. O tempo de cada coligação na propaganda de rádio e TV é definido pela quantidade de deputados federais eleitos, por sigla, no último pleito.
As campanhas dos candidatos a prefeito terão dois blocos diários de dez minutos no horário eleitoral fixo, de segunda-feira a sábado. Além disso, serão exibidos 70 minutos diários de inserções de até 30 segundos, distribuídas ao longo da programação das emissoras, até mesmo aos domingos. 
Com o fim do prazo para a realização das convenções partidárias em 5 de agosto último, os partidos políticos têm  até dia 15 de agosto para apresentar nos cartórios eleitorais o registro dos candidatos a prefeito e vereador.

 

 

MINAS CONCENTRA O MAIOR NÚMERO DE CENTRAIS DO INPEV

O Estado de Minas Gerais concentra o maior número de centrais do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), num total de 11 unidades,  todas  credenciadas para receber as embalagens contendo agrotóxicos impróprios (vencidos)  a serem entregues pelos produtores rurais. São considerados produtos impróprios aqueles registrados nos órgãos federais competentes que estejam com data de validade vencida ou avaria que impossibilite seu uso ou identificação. As 11 centrais credenciadas em Minas respondem por 25% do total de 44 destes estabelecimentos em funcionamento em todo o território nacional.
As 11 centrais credenciadas estão  instaladas em Unaí,  Montes Claros, Barbacena, Manhuaçu, Monte Carmelo, Patrocínio, Pouso Alegre, São Joaquim de Bicas, São Sebastião do Paraíso, Três Pontas e Uberaba. O credenciamento das centrais do Inpev para receberem este tipo de embalagem obedece à Resolução 465/2014 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é o órgão responsável por fiscalizar, em Minas, o  cadastro, comercialização, armazenamento, exposição de agrotóxicos e afins e a destinação correta de suas embalagens vazias e com produtos vencidos. 
No caso das embalagens vazias, Minas Gerais conta com outros  53 postos de propriedade de instituições e empresas privadas para fazer esse recebimento. Em 2015 esses postos receberam  3,4 mil toneladas de embalagens vazias.