Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1523 - 24 de Junho de 2016

ESTADO ATRASA REPASSES PARA A SAÚDE

O atraso de mais de oito meses no repasse de recursos estaduais para o custeio dos programas estruturadores da Saúde e a ausência de resposta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) levaram o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) e gestores municipais de saúde a decidirem elaborar, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG), no dia 15 último, um documento no qual detalham a situação da saúde e a dívida do Estado com as secretarias municipais.
 “O estado não tem repassado aos municípios os recursos referentes às políticas públicas de saúde, o que tem acarretado aos municípios um número crescente de judicialização da saúde. É lamentável para todos o que tem acontecido, pois os municípios estão paralisando os serviços em detrimento à falta dos repasses”, afirma José Maurício Rezende, presidente do Cosems, destacando  que os recursos de custeio estão atrasados há mais de oito meses.


MINAS FARÁ DIAGNÓSTICO SOBRE AS TRABALHADORAS RURAIS

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), vai fazer um diagnóstico sobre a situação das trabalhadoras rurais em Minas Gerais.
O objetivo do trabalho é construir um retrato da situação socioeconômica das trabalhadoras do campo em Minas Gerais, a partir de levantamentos e análise de dados. No diagnóstico serão avaliadas dimensões como a situação socioeconômica; reconstrução das trajetórias de vida, de lutas e de trabalho com a terra; pesquisas de campo e tratamento dos dados coletados em campo; entre outros.
De acordo com o último censo agropecuário, as mulheres representam um total de 47% da população residente na zona rural no estado. Trinta e dois por cento correspondem à agricultura familiar. De acordo com a secretária adjunta da Seda, Fabiola Paulino, a secretaria tem como  objetivo fortalecer políticas públicas para as mulheres do campo. Os trabalhos de pesquisa de campo e tratamento dos dados coletados serão iniciados nos próximos dias.

 

FESTA NA MUMBUCA

A Comunidade da Mumbuca esteve em festa ente os dias 16 a 19 últimos em louvor ao padroeiro da comunidade, Santo Antonio e, também, a São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário. Todos os dias reza do terço às 18h e, no sábado 18, dia da festa, missa às 19h, presidida pelo pároco Pe. Antonio Carlos Santos, queima de fogos, levantamento dos mastros de Santo Antonio, São João e São Pedro. A parte social que começou na quinta-feira 16, contou com leilões, música ao vivo e muita animação; no final de semana, torneio de truco, cavalgada e almoço. Os festeiros Agnaldo Bizinoto Júnior e   Maria Abadia Zago  Bizinoto contaram com uma grande equipe de trabalho para o bom êxito da tradicional festa.

 

ET CORREÇÃO

Publicamos, erradamente, na última edição, a data do evento realizado na cidade sobre carros rebaixados. O correto é 12 de junho e não 11, conforme foi publicado. Pedimos desculpas aos leitores e aos promotores do evento.

 

Cartas à Redação

Caro editor
Aproveito a página do leitor do E.T. para agradecer de coração a receptividade que tive por ocasião do lançamento de meus livros em Sacramento, no dia 10 de junho. Foi tudo muito prestigiado e bonito no evento. Me emocionou a quantidade de amigos participantes e toda a cobertura dada pelo Instituto Mandiba. A presença de tantos amigos, do Dr.Geraldo nosso saudoso juiz, foi muito gratificante. Quero também registrar a cobertura dada pelo E.T. na sua pessoa e da Maria Helena fazendo a apresentação dos livros como também noticiando o evento e depois falando sobre o acontecimento.
A você sua família e a todos os amigos e colaboradores no evento meu Deus lhes pague. Abraço a todos.
                    Pe.Gil