APLAUSOS PARA ALGUNS E ‘SAIA JUSTA’ PARA OUTROS
Alguns vereadores ficaram magoados com a parte do discurso do prefeito Bruno, em que faz menção aos vereadores que, segundo ele, não aprovaram a construção da UBS Ary Bonatti. Citando, nominalmente, cada um dos que aprovaram o projeto na Câmara, pediu ao público uma salva de palmas.
Na verdade, os vereadores que não ganharam palmas, não deixaram de aprovar e elogiar a obra do prefeito Bruno Cordeiro, mas a queriam em outro espaço público, não no meio da praça, sugerindo até o Residencial Felipe Venites. Para o prefeito, entretanto, conforme também justificou em seu discurso, a UBS foi construída ali por conta de sua localização central em relação aos bairros servidos, não ligando para a discutível revitalização da praça.
O melhor seria, para ambos, prefeito e vereadores, que não mereceram palmas, que essa parte do discurso do alcaide fosse omitida, mesmo porque, “águas passadas não movem moinho” e, especialmente, num momento de uma festa completa de homenagens como aquela. E, também, por conta da presença de alguns desses vereadores que estavam ali prestigiando a inauguração. Então, aplausos para todos. Tudo que se faz em benefício do povo merece elogios!
CAI A PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E ESCOLAS NO JEMG REGIONAL
Quando se pensa na importância do esporte na vida do ser humano, sobretudo na formação de crianças e jovens é surpreendente e dói ver a diminuição na participação dos municípios, pelo menos da 39ª SRE/Uberaba, nos Jogos Escolares de Minas (JEMG) este ano. Dos 25 municípios, pertencentes à 39ª SRE/Uberaba, com 95 escolas estaduais, 195 escolas municipais, 3 escolas federais e 117 escolas particulares, apenas 12 municípios participam da etapa microrregional, de 23 a 29/05, em Campos Altos.
Além da cidade sede, Campos Altos, participam Araxá, Conceição das Alagoas, Campo Florido, Delta, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Planura, Pratinha, Sacramento, Uberaba e Veríssimo, com um total de 26 escolas.
Na etapa microrregional, participam os alunos-atletas das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e da modalidade de xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade coletiva e os 4 primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional. Dentre as equipes inscritas, basquete masculino módulo I (12/14 anos) e o handebol módulo II (15/17 anos), conforme a tabela de chaveamento já está classificada para a regional, por não ter adversário.
De Sacramento que já teve a participação de centenas de estudantes, muitos chegando até à etapa regional, mais uma vez, só o vôlei da Escola Coronel participa com duas equipes, uma no Módulo I, outra no módulo dois e, nos dois módulos têm um único adversário, Campo Florido.
As equipes de Sacramento jogam nos dias 24 e 25/5: Módulo I, às 9h e módulo II às 14h. E, se for necessário, em caso de empate, as equipes se enfrentarão no dia 26, nos mesmos horários.
DENGUE CRESCE NO ESTADO
Com a preocupação da vacinação H1N1, os números da dengue ficaram meio esquecidos, mas o que se percebe com os dados do Boletim Epidemiológico expedido no dia 10/05, houve um aumento considerável, principalmente em relação aos números de 2015, quando foram registrados 196.136, de janeiro a dezembro.
O Estado registrou só nos cinco primeiros meses, até o dia 10 último, 424.352 casos prováveis de dengue e 87 óbitos. Antes disso, o maior número de casos, havia sido em 2013, com 414.548.
Em relação à Febre Chikungunya, Minas tem 1.168 casos notificados neste ano: 479 permanecem em investigação, 45 casos foram confirmados e os demais descartados. Já em relação à febre pelo Zica Vírus, foram confirmados até o momento 2.318 casos em Minas Gerais. Em relação aos casos que envolvem febre pelo Zica em recém-nascidos com microcefalia, mães de recém-nascidos com microcefalia e gestantes, foram confirmados 176 gestantes com doença aguda.
DETRAN-MG BATE RECORDE DE LEILÕES DE VEÍCULOS
Mais de 40 mil veículos foram arrematados dos pátios do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) em 2015, com arrecadação de quase R$ 49 milhões. Foram 168 leilões em diversas cidades, um recorde do Departamento de Trânsito, que colocou à disposição dos interessados, carros, caminhões, motocicletas, utilitários e sucatas. E só nos primeiros quatro meses de 2016 já foram realizados 38 leilões em todo o estado, com arremate de mais de quatro mil veículos e uma arrecadação superior a R$ 5 mlhões.
Em Minas, o número de lotes arrematados representa mais de 90% dos cerca de 44 mil veículos leiloados.
Uberaba confirma o primeiro caso de microcefalia por zika na cidade
O Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou caso de recém-nascido portador de microcefalia em Uberaba, associado à infecção pelo vírus zika.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o bebê nasceu em Uberaba, em 10 de dezembro de 2015. As primeiras evidências da associação do zika à microcefalia no Brasil surgiram em novembro do ano passado. Outros dois foram confirmados em Sete Lagoas e Montes Claros e, 45 casos estão sob investigação.
O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Uberaba, Robert Boaventura, alerta que qualquer pessoa que apresentar febre, dor nos músculos e articulações, vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele, sintomas semelhantes aos da dengue, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, mas a preocupação maior é com as gestantes. “De lá, a gestante terá o encaminhamento previsto no protocolo, pois temos uma parceria com o Hospital de Clínicas”.